Categories: COLABORADORES

É tarde! É tarde!…: entenda a Síndrome da Pressa

Quem leu Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, lembra-se do Coelho Branco, sempre dizendo “Ai, ai! Ai, ai! Vou chegar atrasado demais!”, ao consultar o relógio de bolso do seu colete. O simpático personagem que vive correndo, não se sabe muito bem para onde ou por quê, é o símbolo da síndrome da pressa, ainda não reconhecida como transtorno psicológico, apesar de ser estudada desde 1980. Confundida com o estresse, que se trata de reação a estímulos ambientais e tem causas reais, sua principal característica é a pressão muitas vezes imaginária e desnecessária que a pessoa experimenta para resolver tudo ao mesmo tempo, o mais rápido possível.
O indivíduo que sofre de síndrome da pressa vive com a sensação de que o dia deveria ter mais de 24 horas, para dar conta de seus compromissos, mesmo aqueles sem urgência; demonstra constante irritação, impaciência, problemas de sono e tensão; apresenta agitação constante, passo acelerado, fala atropelada e escrita abreviada. São os apressadinhos no trânsito, que acionam a buzina antes mesmo que o motorista da frente tenha tempo de observar que o sinal ficou verde; aqueles que não têm paciência de aguardar a vez em filas, por exemplo, e até de esperar que outra pessoa termine de falar, mostrando-se hostis e agressivos, por pretenderem que os outros sigam seu ritmo.
Percebem-se alterações na autoestima e na confiança do apressado, pois, ao valorizar a quantidade em detrimento da qualidade, ele busca cumprir um tal número de tarefas que torna o objetivo impossível de alcançar, o que provoca frustração, autocobrança e sensação de incapacidade. Para lidar com pensamentos e emoções negativos, o indivíduo pode recorrer ao uso de remédios e de substâncias como álcool e drogas, e desenvolver compulsão alimentar, comportamentos que podem causar depressão, distúrbios gástricos, transtornos alimentares, insônia, dores musculares, fadiga e pressão alta.
A síndrome da pressa provoca muito sofrimento e prejuízos pessoais e sociais. O tratamento indicado foca na mudança da rotina, visando controle da ansiedade e diminuição do estresse. Para melhorar a qualidade de vida, a orientação é relaxar com músicas suaves, observar a natureza, dedicar-se mais à família e aos amigos, realizar atividades fora da rotina, organizar-se priorizando as tarefas mais importantes, dormir no mínimo oito horas e adotar bons hábitos e alimentação saudável.

Maria Cristina Ramos Britto

Psicóloga com especialização em terapia cognitivo-comportamental, trabalha com obesidade, compulsão alimentar e outras compulsões, depressão, transtornos de ansiedade e tudo o mais que provoca sofrimento psíquico. Acredita que a terapia tem por objetivo possibilitar que as pessoas sejam mais conscientes de si mesmas e felizes. Atende no Rio de Janeiro. CRP 05/34753. Contatos através do blog Saúde Mente e Corpo.

Share
Published by
Maria Cristina Ramos Britto

Recent Posts

O filmaço romântico que está tocando o coração de milhões com sua trama apaixonante

Se você está à procura de um filmaço que mistura romance, humor e uma pitada…

15 horas ago

O filme intenso e saboroso da Netflix que vai te fazer ficar em casa esta noite

Se você estava procurando um bom motivo para não sair de casa hoje, saiba que…

21 horas ago

Professora causa confusão ao sugerir que estudante com dois pais é adotado

O estudante é fruto de um arranjo familiar em que a mãe biológica é irmã…

23 horas ago

Esta comédia romântica estrelada por Kate Hudson é uma das apostas certeiras na Netflix

Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…

2 dias ago

Série sedutora e envolvente da Netflix com apenas 6 episódios vai te fazer perder o ar

É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.

2 dias ago

Filme absurdamente lindo da Netflix tem só 14 minutos e faz as pessoas se desfazerem em lágrimas

Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.

2 dias ago