Durante o lançamento de uma parceria com municípios na Amazônia visando à redução do desmatamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez declarações contundentes, sem citar nomes, que ecoaram além das fronteiras nacionais. “Bilionário tentando fazer foguete” foi alvo de críticas, segundo o presidente, que sugeriu um redirecionamento de recursos para a preservação do planeta Terra.
Lula, em seu discurso nesta terça-feira (9), destacou a necessidade urgente de se priorizar a proteção do meio ambiente. “Hoje nós temos gente que não acredita que o desmatamento e as queimadas prejudicam o planeta Terra. E muita gente não leva a sério o que significa a manutenção das florestas para manutenção da qualidade de vida nesta casa enorme que é o nosso planeta e que a gente não tem para onde fugir”, afirmou.
A referência velada a empresários como Elon Musk, magnata por trás de empresas como X (ex-Twitter), Starlink e SpaceX, não passou despercebida. “Tem até bilionário tentando fazer foguete, tentando fazer viagem para ver se encontra algum espaço lá fora, não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui, ele vai ter que usar o muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui, a melhorar a vida das pessoas”, declarou Lula.
Segundo o G1, o evento também marcou o anúncio de investimentos significativos, totalizando R$ 730 milhões para municípios na região amazônica. Lula reiterou seu compromisso com a meta de “desmatamento zero” na floresta até 2030.
Nos últimos dias, Musk tem estado no centro de uma polêmica judicial, ameaçando reativar perfis de usuários bloqueados pelo STF. As atitudes do bilionário foram interpretadas como obstrução de justiça e incitação ao crime pelo ministro Moraes.