A cantora brasileira Luísa Sonza chegou a um acordo de indenização com a advogada Isabel Macedo, que a acusou de racismo em 2018, em um episódio ocorrido em Fernando de Noronha. O acordo foi finalizado no dia 16 de agosto deste ano e encerrou o processo que tramitava no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A defesa de Isabel Macedo, representada pela advogada Jéssica Oliveira, afirma que o acordo contemplou todos os pedidos pleiteados, incluindo uma indenização por danos morais e uma retratação pública por parte de Luísa Sonza.
A advogada Isabel Macedo moveu um processo contra Luísa Sonza após um incidente na Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha, durante um show da artista. Segundo o processo, Luísa teria batido no ombro de Isabel e exigido que ela trouxesse um copo de água. Como parte das declarações da defesa, Jéssica Oliveira destacou: “Aduz que ao ser informada de que a autora não era funcionária, a 1ª ré se mostrou visivelmente surpresa, levando a autora a crer que tal fato se deve aos seus traços raciais, razão pela qual registrou ocorrência junto à delegacia de polícia local, que não deu crédito a seu relato.”
Em virtude do acordo, Luísa Sonza emitiu uma retratação pública em suas redes sociais, na qual declarou: “Aprendi a perceber a dor do outro e me coloquei no lugar de Isabel.” Este gesto é considerado valioso pela defesa de Isabel Macedo, pois reconhece a natureza discriminatória da conduta e contribui para o debate e a reflexão sobre as diversas formas de racismo na sociedade.
Em uma nota divulgada, a advogada Jéssica Oliveira, que representou Isabel Macedo, destacou a importância de lutar contra o racismo estrutural, que se manifesta tanto de forma direta quanto indireta na sociedade. Ela ressaltou: “Vencer essa batalha não importa em êxito apenas para a Isabel, mas para todos aqueles que se sentem desencorajados mediante a situações discriminatórias, além de um alerta sobre a necessidade de termos um Judiciário que represente de fato o caráter pluriétnico da população brasileira.”
O acordo entre Luísa Sonza e Isabel Macedo encerrou um processo que se arrastava desde 2018 e envolvia acusações de racismo. A retratação pública da cantora e a indenização por danos morais são consideradas passos importantes na luta contra o racismo no Brasil. Este caso serve como um lembrete da necessidade contínua de enfrentar o racismo em todas as suas formas, como enfatizou a advogada Jéssica Oliveira: “Não há como negar que o racismo estrutural traduzido em práticas diretas e indiretas da sociedade, em desfavor da população negra, derruba de uma vez por todas o mito da democracia racial.”
Com informações de G1
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…