Celebridades

Em meio à polêmica de traição, processo de racismo contra Luísa Sonza foi encerrado

A cantora brasileira Luísa Sonza chegou a um acordo de indenização com a advogada Isabel Macedo, que a acusou de racismo em 2018, em um episódio ocorrido em Fernando de Noronha. O acordo foi finalizado no dia 16 de agosto deste ano e encerrou o processo que tramitava no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A defesa de Isabel Macedo, representada pela advogada Jéssica Oliveira, afirma que o acordo contemplou todos os pedidos pleiteados, incluindo uma indenização por danos morais e uma retratação pública por parte de Luísa Sonza.

A advogada Isabel Macedo moveu um processo contra Luísa Sonza após um incidente na Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha, durante um show da artista. Segundo o processo, Luísa teria batido no ombro de Isabel e exigido que ela trouxesse um copo de água. Como parte das declarações da defesa, Jéssica Oliveira destacou: “Aduz que ao ser informada de que a autora não era funcionária, a 1ª ré se mostrou visivelmente surpresa, levando a autora a crer que tal fato se deve aos seus traços raciais, razão pela qual registrou ocorrência junto à delegacia de polícia local, que não deu crédito a seu relato.”

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em virtude do acordo, Luísa Sonza emitiu uma retratação pública em suas redes sociais, na qual declarou: “Aprendi a perceber a dor do outro e me coloquei no lugar de Isabel.” Este gesto é considerado valioso pela defesa de Isabel Macedo, pois reconhece a natureza discriminatória da conduta e contribui para o debate e a reflexão sobre as diversas formas de racismo na sociedade.

Em uma nota divulgada, a advogada Jéssica Oliveira, que representou Isabel Macedo, destacou a importância de lutar contra o racismo estrutural, que se manifesta tanto de forma direta quanto indireta na sociedade. Ela ressaltou: “Vencer essa batalha não importa em êxito apenas para a Isabel, mas para todos aqueles que se sentem desencorajados mediante a situações discriminatórias, além de um alerta sobre a necessidade de termos um Judiciário que represente de fato o caráter pluriétnico da população brasileira.”

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O acordo entre Luísa Sonza e Isabel Macedo encerrou um processo que se arrastava desde 2018 e envolvia acusações de racismo. A retratação pública da cantora e a indenização por danos morais são consideradas passos importantes na luta contra o racismo no Brasil. Este caso serve como um lembrete da necessidade contínua de enfrentar o racismo em todas as suas formas, como enfatizou a advogada Jéssica Oliveira: “Não há como negar que o racismo estrutural traduzido em práticas diretas e indiretas da sociedade, em desfavor da população negra, derruba de uma vez por todas o mito da democracia racial.”

Com informações de G1

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

6 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

15 horas ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

16 horas ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

1 dia ago

Série que acaba de estrear causa comoção entre os assinantes da Netflix: “Me acabei de chorar”

A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…

2 dias ago

Além de ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em outro filme de Walter Salles que está na Netflix

A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…

2 dias ago