Em município no Pará, crianças trouxeram encanto ao Carnaval fantasiadas de animais da floresta

Todos os anos, quem abre o Carnaval no município de Cametá, nordeste do Pará, é o tradicionalíssimo “Cordão da Bicharada”, que promove um manifesto ecológico de preservação ambiental e sustentabilidade. Neste dia, crianças desfilam pelas ruas da vila de Juaba fantasiadas de animais da floresta, como arara, jacaré, boto, cobra e outros animais da selva amazônica. O resultado da brincadeira é o desfile de Carnaval mais fofinho de que já se teve notícia.

O carnaval na floresta acontece desde 1975. Quem prepara as fantasias das crianças é o Mestre Zenóbio, que tem mais de 70 anos. Ele cumpre esta linda missão há mais de 40 anos. Em 2020, Zenóbio não participou da festa porque está em Belém para tratar da saúde.

contioutra.com - Em município no Pará, crianças trouxeram encanto ao Carnaval fantasiadas de animais da floresta
realismo das fantasias criadas por mestre Zenóbio assustava as pessoas no começo da tradição — Foto: Divulgação

Seguindo a proposta de preservação do meio ambiente, defendida pelo Cordão da Bicharada, as fantasias são produzidas a partir de restos vegetais, serrapilheira e malva, aproveitando também materiais sintéticos como pelúcia, isopor, TNT e espuma. A brincadeira de carnaval começou com cerca de 20 bichos e hoje já passam de 120 representações animalescas de várias espécies.

contioutra.com - Em município no Pará, crianças trouxeram encanto ao Carnaval fantasiadas de animais da floresta
Crianças andam pelas ruas de Juaba vestidas de animais — Foto: Raimundo Paccó/O Liberal

As fantasias são tão lindinhas e realistas que chamaram a atenção da consagrada cantora paraense Gaby Amarantos. Em seu perfil no Twitter, a autora do hit “Ex My Love” se disse encantada com as imagens das crianças fantasias e fez apelo da grande mídia para prestigiar o evento.

E o Brasil segue nos encantando e nos surpreendendo. Longa vida a esta tradição tão bonita!

***

Redação CONTI outra. Com informações de

rel=”noopener noreferrer”>G1







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.