Segundo matéria publicada hoje, 11 de abril de 2020 em grandes portais tais como Uol, G1 e CNN , a Embaixada da Itália publicou nota hoje orientando os cidadãos e residentes italianos a deixarem o Brasil “o mais rápido possível” em função da preocupação com o número de casos do novo coronavírus em solo brasileiro.
“A Embaixada da Itália em Brasília convida compatriotas residentes na Itália, atualmente no Brasil por motivos de curto prazo, a voltar à Itália o mais rápido possível”, diz o texto.
A publicação oficial ainda oferece orientações sobre possibilidades de voos das companhias Lufthansa (de São Paulo a Frankfurt, na Alemanha) e Air France (do Rio de Janeiro ou São Paulo a Paris, na França) como opções até a Europa.
Não há voos especiais para repatriamento. As autoridades destacam que qualquer pessoa que chegar à Itália deve comunicar imediatamente sua chegada ao departamento de saúde da região em questão; posteriormente, deve ser submetida a vigilância sanitária e respeitar um período de isolamento por 14 dias.
❗️URGENTE – AVVISO AI CONNAZIONALI ❗️
L’Ambasciata d’Italia a Brasilia invita i connazionali RESIDENTI IN ITALIA, attualmente in Brasile per motivi di breve durata, a fare rientro in Italia quanto prima. Maggiori info su ??https://t.co/klBx4J6tlH
— Italy in Brazil (@ItalyinBrazil) April 11, 2020
Em 24 de março, os EUA também pediram para os cidadãos norte-americanos que estavam no exterior voltarem ao país por causa da pandemia do novo coronavírus.