fotografia

“Então eu lhes pedi para sorrir”: 30 retratos de estranhos que mostram o poder de um sorriso

Em 2013, o viajante e fotógrafo australiano Jay Weinstein encontrou um sorriso que mudou tudo. Enquanto vagava pelas ruas de Bikaner, Índia, Jay avistou um homem encostado em uma fileira de motocicletas. O fotógrafo sentiu-se imediatamente atraído pelo estranho, mas sentiu que era melhor evitá-lo. “Tire minha foto também!”, o homem gritou para Jay, que estava fotografando objetos próximos, e Jay respondeu com um simples “Sorria!”.

Este encontro deu início a uma missão de quase uma década de capturar estranhos nas ruas do mundo, antes e depois deles sorrindo. O ato simples, às vezes genuíno, outras vezes forçado, carrega os poderes transformadores que iluminam o rosto e aparentemente abrem a alma interior.

Então, vamos dar uma olhada nos retratos cativantes capturados por Jay em sua série contínua “Então eu pedi a eles que sorrissem” (So I Asked Them To Smile) que, de acordo com o autor, documenta o lado universal do sorriso: aquele que “supera religião, etnia, classe, gênero e língua”.

# 1
“Ele estava de pé uma manhã, do lado de fora da porta aberta de uma casa em um antigo bairro de Hutong, perto da Cidade Proibida em Pequim, China… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 2
“Ele estava em sua tenda, em frente à estação ferroviária, uma tarde, enquanto toda a cidade de Thiruvananthapuram fazia uma greve de três dias em Kerela, Índia… Então pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 3
“Ele estava andando na rua repleta de cafés e bares, enquanto o sol se punha sobre o colorido Fitzroy, em Melbourne, Austrália… Então pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

Em entrevista ao Bored Panda, Jay Weinstein, o autor deste projeto cativante, disse que o que ele realmente gosta neste projeto é que ele o força a enfrentar seus medos e se aproximar de pessoas que ele não conhece.

“Isso me obriga a desafiar quaisquer preconceitos que eu tenha deles e aprender repetidamente como minhas suposições são imprecisas. Acima de tudo, neste momento de divisão, ‘Então eu pedi a eles que sorrissem’ permanece como um lembrete profundo e amoroso de quanto todos nós realmente temos em comum.”

Incrivelmente, enquanto olha para as fotos lado a lado de estranhos antes e depois de sorrir, o espectador se sente da mesma forma. A imagem antes de um sorriso cria uma espécie de antecipação do fotografado, que muitas vezes é destruída no momento em que nossos olhos pousam na segunda imagem, onde a mesma pessoa está sorrindo.

# 4
“Ela estava brincando com um amigo uma noite fora da casa da família no vilarejo de Turtuk, Ladakh, Índia… Então eu pedi a ela para sorrir!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 5
“Ele estava descendo uma rua com um grupo de peregrinos uma manhã, enquanto eu vagava pela antiga cidade de peregrinação de Dwarka em Gujarat, Índia… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 6
“Ele estava em sua loja mal iluminada enquanto o céu desbotava pela noite na vila de Tharangambadi, enquanto esperávamos por um ônibus em Tamil Nadu, Índia… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

Jay, que passou a maior parte de sua vida e muitos anos na Índia, começou sua série de fotografias “Então eu pedi para eles sorrirem” em 2013 e nunca mais parou. Embora a maioria de suas imagens venha da Índia, o projeto também viajou para a China, Cingapura, Austrália, Quênia e Nepal. O fotógrafo espera pegar o projeto e fazer as pessoas sorrirem em todos os países do planeta. “Vamos ver como estarão meu tempo, finanças e o mundo pós-COVID-19”, revelou.

Quando não está fotografando os estranhos nas ruas, Jay está liderando excursões para pequenos grupos, onde oferece uma nova perspectiva sobre a Índia que desafia os maiores equívocos sobre o país.

“Pergunto aos participantes qual foi o seu maior equívoco sobre a Índia, antes de sair de casa. A resposta mais comum é: ‘Fiquei preocupado em me sentir inseguro’. Os participantes ficam surpresos não apenas com o quão errados estavam, mas também com a forma como se sentiam conectados”, escreve o autor em seu blog ‘A Wanderer’s Eye’.

# 7
“Ele estava esperando o semáforo ficar verde uma noite, enquanto eu caminhava por um cruzamento de tráfego movimentado em Koramangala, Bengaluru, Karnataka… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 8
“Ele estava jogando críquete com amigos uma manhã, em meio a inúmeros outros jogos de críquete que corriam simultaneamente no Oval Maidan Park em Mumbai, Maharashtra, Índia… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 9
“Ela estava com um grupo de dançarinos, fazendo uma pausa na gravação de um videoclipe do coro da igreja no heliporto do Kenyatta International Convention Center, enquanto o sol se punha em Nairóbi, Quênia… Então, pedi a ela que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 10
“Ela estava passando, enquanto eu vagava por um parque uma tarde com minha irmã em Xangai, China… Então, pedi a ela que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 11
“Ele estava observando enquanto eu fotografava um grupo de crianças uma manhã, enquanto aldeões próximos assistiam e riam em Kakhsar, Gujarat, Índia… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 12
“Ele estava do lado de fora de uma casa que dava para a praça do vilarejo em Khonoma, Nagaland, no nordeste da Índia… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 13
“Ele estava sentado do lado de fora de uma loja uma tarde, enquanto eu explorava as lojas e casas vibrantes e coloridas nos arredores de Nairóbi, no Quênia… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 14
“Ele estava do lado de fora do complexo de sua família e prontamente nos convidou para ir buscar Chai e Rotis, enquanto explorávamos a vila de Bel Van em Uttar Pradesh, Índia… Então, pedi a ele que sorrisse!

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 15
“Ele estava andando perto da estação de metrô Lavander em uma tarde nublada em Cingapura… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 16
“Ela estava com uma família dela, do lado de fora de sua casa simples na vila de Gaudrum, em uma tarde chuvosa em West Bengal, Índia… Então, pedi a ela que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 17
“Ela estava caminhando com seu filho uma manhã, no bairro residencial. Eu estava vagando em Dwarka, Gujarat, Índia… Então pedi a ela para sorrir!

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 18
“Ele estava esperando no trânsito, enquanto eu cruzava a rua uma noite na área de Koramangala, em Bengaluru, Karnataka… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 19
“Ela estava sentada atrás de uma tenda, enquanto eu vagava pelas ruas empoeiradas de Embu, na província oriental do Quênia… Então, pedi a ela que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 20
“Certa tarde, ele estava descendo uma colunata de lojas cobertas, restaurantes e cafés, enquanto me sentia em casa, vagava pelas ruas de ‘Little India’ em Cingapura… Então pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 21
“Ele estava do lado de fora de um caixa eletrônico no movimentado e cheio de lojas, Linkin Road, uma tarde, enquanto eu explorava Khar (W) com minha câmera, em Mumbai, Índia… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 22
“Ela estava sentada com amigos em uma seção bastante movimentada do Parque Uhuru, abaixo dos edifícios altos que compõem o distrito comercial central de Nairóbi, Quênia… Então, pedi a ela que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 23
“Ela estava caminhando em minha direção ao longo de uma rua movimentada, enquanto o sol se punha sobre o colorido Fitzroy, em Melbourne, Austrália… Então, pedi a ela que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 24
“Ele estava saindo da praça silenciosa do lado de fora do templo Sri Krishna Matha em Udupi, enquanto eu vagava entre peregrinos pacíficos uma manhã em Karnataka, Índia… Então pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 25
“Ele estava andando pela rua cravejada de cafés, bares e restaurantes, com um amigo, enquanto o sol se punha no bairro de Inner City de Cingapura… Então pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 26
“Ele estava pintando uma casa enquanto eu vagava por caminhos estreitos na amigável e antiga vila de Yavat, uma noite, na zona rural de Uttar Pradesh, na Índia… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 27
“Ela estava explorando os pacíficos jardins Nan Lian uma tarde, enquanto eu vagava pela paisagem natural chinesa tradicional em Hong Kong… Então, pedi a ela que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 28
“Ela estava criando arte, empoleirada no topo de uma ponte ornamental dentro dos magníficos jardins do lago oeste, uma tarde, em Hangzhou, na província de Zhejiang, na China… Então pedi a ela que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 29
“Ele estava atrás do balcão de uma loja em uma tarde pegajosa, enquanto eu explorava as ruas coloridas de Joo Chiat, em Cingapura… Então, pedi a ele que sorrisse!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

# 30
“Ela estava brincando com amigos fora de sua casa, enquanto seus pais assistiam, em uma rua lateral perto do templo Sri Ramanathaswamy em Rameswaram, Tamil Nadu, Índia… Então eu pedi a ela para sorrir!”

Instagram @soiaskedthemtosmile

 

Mais informações: Instagram | Facebook | SoIAskedThemToSmile.com
Com informações de Bored Panda

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

14 horas ago

Série que acaba de estrear causa comoção entre os assinantes da Netflix: “Me acabei de chorar”

A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…

1 dia ago

Além de ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em outro filme de Walter Salles que está na Netflix

A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…

1 dia ago

6 nomes femininos com lindos significados que merecem voltar à moda

Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…

2 dias ago

Filme só para maiores que está escondido na Netflix merece toda a sua atenção

Este filme que fez enorme sucesso nos cinemas e agora está disponível na Netflix retrata…

2 dias ago

Filho de Sandy e Lucas Lima faz rara ‘aparição’ nas redes sociais; veja!

Theo, de 10 anos, esteve com o pai no show do Linkin Park em São…

2 dias ago