JORNALISMO

Entenda como dez freiras espanholas acabaram sendo excomungadas pelo Vaticano

As dez irmãs Clarissas do norte da Espanha foram oficialmente excomungadas após um mês de conflito aberto com o Vaticano. A arquidiocese de Burgos anunciou a decisão neste sábado, 22 de junho.

O decreto de excomunhão e a expulsão ipso facto da vida consagrada foram comunicados pelo arcebispo de Burgos, Mario Iceta, que é o comissário pontifício e representante legal dos mosteiros de Belorado, Orduña e Derio. A informação foi publicada em um comunicado no site do arcebispado.

“No dia 22 de junho, o arcebispo de Burgos, comissário pontifício e representante legal dos mosteiros de Belorado, Orduña e Derio, comunicou o decreto de declaração de excomunhão e a declaração de renúncia [expulsão] ipso facto da vida consagrada a todas e cada uma das dez irmãs que incorreram em cisma”, diz o comunicado.

As irmãs enviaram uma “declaração de afastamento voluntário” por burofax, uma forma de correio certificado com validade jurídica. Segundo o arcebispado, essa atitude das irmãs demonstrou sua decisão livre e pessoal de abandonar a Igreja Católica.

O conflito entre o arcebispo de Burgos e as freiras de Santa Clara de Belorado, uma comunidade de 16 irmãs que vivem em um convento do século XV, teve início no dia 13 de maio, quando as religiosas anunciaram a ruptura com a Igreja em um manifesto de 70 páginas divulgado nas redes sociais. O documento, assinado pela madre superiora, sóror Isabel de la Trinidad, denunciava uma “perseguição” por parte dos superiores e mencionava uma disputa imobiliária envolvendo a comunidade.

Em 2020, as freiras chegaram a um acordo com o bispado de Vitoria para comprar o convento de Orduña, no País Basco, mas a venda foi bloqueada pelo Vaticano. As religiosas também criticaram o “caos doutrinário” do Vaticano e afirmaram que não reconhecem o Papa Francisco, passando a se submeter à autoridade de Pablo de Rojas Sánchez-Franco, um sacerdote excomungado que lidera a Pia União de São Paulo Apóstolo e defende o “sedevacantismo” – a crença de que não há um papa válido desde Pio XII.

O arcebispo de Burgos, encarregado pelo Vaticano de resolver a situação, inicialmente fez apelos ao diálogo. Diante da recusa das freiras, ele pediu que comparecessem a um tribunal eclesiástico para confirmar sua decisão. Na última sexta-feira, as irmãs anunciaram sua “unânime e irreversível posição” de abandonar a Igreja.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Reese Witherspoon volta à comédia romântica neste filme encantador que conquistou o público da Netflix

Este comédia romântica da Netflix com uma boa dose de charme e algumas cenas memoráveis…

3 horas ago

Dica Netflix: Filme com Chris Evans baseado em um inacreditável caso real vai salvar a sua noite

Baseado em uma história real de tirar o fôlego, este filme de ação estrelado por…

5 horas ago

Suspense libidinoso indicado ao Oscar está instigando público no catálogo da Netflix

Esse suspense indicado ao Oscar é o filme ideal para quem aprecia uma trama sobre…

23 horas ago

Filme de suspense polonês disponível na Netflix é magnético e provocante na medida certa

Um filme que seduz o público com uma trama repleta de suspense e reviravoltas surpreendentes.

1 dia ago

Novas regras do PIX passam a valer a partir de hoje; saiba o que muda

A partir de hoje os brasileiros deverão se adaptar às novas regras do Banco Central…

1 dia ago

Mulher que viralizou ao entrar em pizzaria montada a cavalo diz não se lembrar de nada

Uma cena inusitada marcou a noite de domingo (27) em uma pizzaria no Bairro Paraíso,…

2 dias ago