Crianças e o mundo digital. Para as gerações antigas, a tecnologia era quase um privilégio, agora é como um direito. Garante diversão, informação e, para muitos pais, um alívio. Tornou-se comum ver pequenos que nem falam, segurando um tablet ou um celular como se fosse outro membro, uma extensão do corpo.
O artista italiano Federico Clapis ficou famoso por obras polêmicas e um tanto incômodas que provocam reflexão. A Cypto Connection é uma delas, em que um feto que ainda não nasceu já está com um celular nas mãos, no ventre da mãe.
Até que ponto permitimos que nossos filhos interajam com a tecnologia? Isso, sem dúvida, deixará muitos pais nervosos.
É uma escultura provocante, embora Federico tenha dito que não há intenções explícitas. Cada pessoa é livre para tirar suas próprias conclusões.
A tecnologia desempenha um papel fundamental na obra do italiano, fazendo com que seus sequidores se sintam convidados à reflexão. Por meio da intervenção urbana, todo aquele que olha para sua obra começa a refletir.
E essa obra se tornou um verdadeiro ícone, principalmente da era moderna. Acontece que está se tornando cada vez mais comum ver crianças, até mesmo bebês, segurando telefones celulares e eletrônicos , apesar das inúmeras recomendações de várias organizações. O mundo digital tem muitos benefícios, mas também pode causar outros problemas.
Muitos pais acreditam que o YouTube é uma babá.
Abaixo você conhece parte do processo pelo qual Federico Clapis passou ao mostrar seu trabalho para o mundo. Ele está atualmente às margens do rio Tâmisa, na cidade de Londres, depois de viajar o mundo.
Il gigante di bronzo è partito oggi per Londra??
Vi aspetto tutti venerdì 15 giugno all’inaugurazione della piazza Observation Point.
Insieme ad @eidoo_io si segnerà il cambiamento attraverso un’immagine.?
Arte e Blockchain al servizio del futuro. pic.twitter.com/dUnAYMwHKR— Federico Clapis (@FedericoClapis) June 12, 2018
Mas esta escultura fascinante está longe de ser a única polêmica do jove artista plástico. Outra referência incrivelmente marcante é a tradicional cegonha e seu trabalho como entregador de bebês.
Federico substituiu o pássaro de carne e osso por um de cabos e circuitos. Ele trocou a cegonha por um drone.
O artista nos faz um convite indireto à reflexão. A tecnologia está nos consumindo? Que conclusões podemos tirar dessas obras brilhantes?
***
Redação Conti Outra, com informações de UPSOCL.
Fotos: Instagram Federico Clapis.