Terapias ocupacionais, naturais, entre outras, são algumas das opções que você tem para o cuidado de sua saúde mental. Mas, qual é a sua opinião sobre uma terapia baseada em abraçar vacas? Será que tal ato pode produzir bem-estar?
Pois bem, a prática vem sendo testada em algumas fazendas pelo mundo. Na Holanda, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos, eles já oferecem sessões relaxantes de abraços às vacas. Incrível, certo? Na verdade, uma ONG em Gurugram, na Índia, está a caminho de abrir um espaço dedicado apenas a isso, um “centro de abraços de vacas”.
A grande questão é: qual é a função disso? A terapia de carinho de vaca de Kamdhenu Gowdham e Arogya Sansthan foi projetada para aqueles que estão estressados com a vida na cidade e procuram terapias não convencionais para se acalmar. A terapia inclui massagear, acariciar a vaca e sentar-se com ela. De acordo com um comunicado de imprensa, o objetivo principal é “abraçar uma vaca e esquecer os problemas”.
De fato, a ONG liderada por SP Gupta, ex-presidente do Animal Welfare Board of India (AWBI), afirma que há muitos benefícios relacionados ao abraço de uma vaca, tanto físicos quanto emocionais.
“Abraçar vacas não apenas cura doenças respiratórias, pressão arterial, dores na coluna, problemas cardíacos, depressão, mas também tristeza, ansiedade e todos os tipos de estresse.”, completa.
Segundo a BBC, em vários países, acredita-se que esse hobby prolifere sentimentos positivos e diminua o estresse, aumentando a ocitocina em humanos, hormônio liberado no vínculo social.
Além disso, é obvio que as vacas também desfrutam do carinho, abraços e massagens. Segundo um estudo de 2007, publicado no Jornal Applied Animal Behavior Sciense, as vacas entram em um estado de relaxamento quando são acariciadas no colo e nas costas.
Por outro lado, um engenheiro de projeto chamado Sachin Deol é um pouco mais cético em relação à terapia e afirmou em uma entrevista ao The Logical Indian que os resultados positivos não podem ser garantidos, pois “cada corpo reage de maneira diferente”.
Outra profissional da saúde, professora associada e médica da NIIT University, chamada Ritu Dangwal, aponta os benefícios de sua própria experiência. “Como psicóloga e como alguém que já passou por isso, estar com vacas é extremamente terapêutico”, conta.
Agora, nos resta testarmos esta terapia para ver o quão eficaz ela é, embora provavelmente seja, vacas são animais lindos e com certeza apenas abraçá-las nos fará sentir bem. Estamos em um mundo que enfrenta diariamente diversas mudanças e stress e tanto a saúde física como a emocional, precisam ser tratadas. E, se essas terapias alternativas existem, melhor ainda!
Com informações de UPSOCL
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…