“Um dos exemplos que eu sempre usei em palestras para ilustrar as alterações de percepções pelas quais pessoas podem passar- como nos sintomas das psicoses-foi o caso dos desenhos de Louis Wain.” Josie Conti
Louis Wain (1860- 1939) foi um artista britânico que sofria de esquizofrenia e, através de seus desenhos de gatos, representou claramente a sua progressiva fuga da realidade para a fantasia.
” Wain, desde jovem, costumava pintar retratos de gatos para calendários, álbuns, cartões-postais, etc. Aos 57 anos, sua vida e sua arte apresentavam sintomas de psicose. Passou os últimos 15 anos da vida em instituições psiquiátricas. Os retratos dos gatos que pintava, tomaram uma forma ameaçadora. Reveladores de seu estado psicótico são os olhos dos gatos, que miram fixamente com hostilidade, mesmo num de seus primeiros desenhos desta fase (primeira imagem). O psicótico geralmente acha que o mundo crava nele olhares hostis. Outro sinal é a fragmentação do corpo. As imagens do corpo sofrem uma estranha transformação na psicose e quase sempre são representadas com distorção.”(Wikipédia)
Observem como eram os seus desenhos antes do diagnóstico de esquizofrenia:
E após a instalação e cronificação da doença:
Um filme profunadmente sensível que vai tocar seu coração de maneira irreversível.
Uma história que parece saída de um roteiro de cinema está emocionando internautas e acumulando…
O filme espetacular que agora está disponível para os assinantes da Netflix foi nomeado a…
Ralph Fiennes lidera o elenco de peso desta superprodução que vem gerando controvérsia entre os…
A ruiva mais famosa de Hollywood estrela este filme leve e divertido da Netflix que…
Cada um dos episódios desta série da Netflix que "flerta com o proibido" te deixarão…