Sara Vallejos decidiu dar uma guinada em sua vida. Ela vendeu tudo o que tinha para comprar um trailer e viajar pelo continente por terra. Ela é a única motorista do automóvel e, em dois anos, já percorreu quase 100 mil quilômetros.
A possibilidade de deixar toda a rotina para trás e embarcar na jornada da sua vida está sempre presente, mas ao mesmo tempo, não é tão simples quanto parece. É preciso deixar tudo para trás e mudar drasticamente o estilo de vida.
Mas Sara Vallejos, uma argentina de 82 anos, mostrou que não há idade para se apressar a realizar seus sonhos. Pouco antes de completar oito décadas de vida, a bisavó vendeu sua casa e seu carro e comprou um trailer para viajar pela América Latina por via terrestre.
Em entrevista ao Infobae, Sara comenta que até os 44 anos fez tudo o que se esperava de uma mulher de sua época. Mas uma vez que ela estava sozinha, sabia que tinha que desenvolver seus interesses.
“Casei-me jovem, tive os meus três filhos, eduquei-os, cozinhei para eles, passei-lhes a ferro… e quando foram para a faculdade, fiquei sozinha.”
A senhora comenta que naquele momento decidiu cursar a universidade para ser professora de inglês. Depois de se formar, conseguiu um emprego e coordenou o departamento de inglês de uma escola localizada em sua cidade natal, San Miguel de Tucumán.
Após vários anos de trabalho gratificante e uma aposentadoria tranquila, veio a próxima grande decisão: separar-se do marido após 45 anos de casamento. Foi no minuto que ela se perguntou o que faria que então decidiu ter um restaurante em sua casa, montar sua própria livraria móvel ou até mesmo uma lanchonete de baixa caloria com entrega em domicílio. No entanto, nada disso foi o suficiente para ela.
“Vi meus amigos em casa assistindo TV ou lendo. Isso não foi suficiente para mim. Amo minha família, meus filhos, netos e bisnetos, mas precisava ter um novo norte”, conta Sara Vallejos para Infobae.
Foi assim que teve a ideia de percorrer a América Latina em um motorhome, onde era a única passageira permanente. Ela vendeu tudo o que tinha, comprou uma Picape Ford E350 e partiu sem destino para dar voltas pelo continente.
Sara começou sua jornada no Uruguai com seu irmão e um amigo, e dos primeiros dois ou três meses planejados, foram para oito: viajaram pelo Brasil de ponta a ponta e Sara não largou o volante em nenhum momento.
Em seguida, a aventura continuou na rota navegável da Amazônia, Bolívia, Peru e Uruguai. Além disso, ela conhece todas as províncias da Argentina, inclusive a capital. Em dois anos de viagem, Sara dirigiu quase 100.000 quilômetros.
Hoje ela está isolada em sua província natal por conta do COVID-19, mas suas anedotas são suficientes para encorajar várias quarentenas consecutivas. Ela já escreveu e publicou um livro com suas histórias, algumas delas acompanhadas de QR codes que levam a vídeos inéditos de sua viagem.
“Sempre tenho algo em mente que me mantém viva. Cada dia é único e irrepetível (…). Não me sinto velha. O corpo não acompanha mas a minha cabeça e a minha vontade de viver sim… tenho toda a minha vida pela frente para continuar a viajar”.
Assim que o governo argentino autorizar viagens pelo país, Sara voltará às estradas que, nos últimos dois anos, foram seu lar e seu propósito de vida. Essa senhora transborda inspiração!
Com informações de UPSOCL
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…