Estratégia de Marketing para Coaches: o que é, tipos e exemplos

Se você deseja obter resultados com seu marketing, precisa de uma estratégia coerente. As estratégias de marketing definem como vamos atingir os objetivos da empresa e nos ajudam a coordenar os diferentes aspectos envolvidos em uma campanha, desde o criativo até o financeiro. Assim, a estratégia é como o mapa que ajuda todas as pessoas da empresa a remar na mesma direção. Contamos a você quais elementos compõem uma estratégia de marketing, quais são os tipos mais eficazes e como colocá-los em prática.

Qual é a estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing é o processo que permite a uma empresa focar nos recursos disponíveis e utilizá-los da melhor forma possível para aumentar as vendas e obter vantagens sobre a concorrência.
Elas são aplicáveis a todos os tipos de empresas, desde Coaches, profissionais de desenvolvimento pessoal, portais de conteúdo como o Mais Minas, até grandes e-commerces.
As estratégias de marketing são baseadas nos objetivos de negócios da empresa. Para aplicar esses objetivos na elaboração de um plano, precisamos especificá-los e defini-los usando o famoso acrônimo “SMART”:

  • Específico: Um objetivo deve referir-se a uma conquista concreta e tangível, por exemplo, “aumentar a geração de leads de canais digitais em 30% no próximo ano”.
  • Mensurable (mensurável): temos que ter clareza sobre quais ferramentas de medição vamos usar para saber se o objetivo foi alcançado ou não.
  • Achievable (atingível): é fundamental que os objetivos apresentem um desafio realista, pois senão só conseguiremos descompensar as previsões e desmotivar a equipe.
  • Relevant (relevante): os objetivos devem estar relacionados aos objetivos gerais da empresa e apresentar uma correlação clara. Por exemplo, se queremos impactar nas vendas, a métrica a seguir deve ser o número de conversões e não as interações no Facebook.
  • Time-bound (com um prazo): o horizonte de tempo da estratégia de marketing deve ser claramente definido desde o início.

Outro aspecto fundamental da estratégia de marketing é o que se conhece como mix de marketing ou ” os 4 P’s do marketing “, que definem quatro aspectos fundamentais para os planos de negócios e que sua agência de marketing digital deveria conhecer:
O produto ou serviço: o que nossa empresa traz para os clientes. Isso inclui o portfólio de produtos e serviços da empresa, qual é o seu ciclo de vida, como se diferenciam da concorrência, branding e embalagem, entre outros aspectos. Deve-se levar em conta que a definição do produto deve ser baseada nas necessidades e motivações do cliente antes dos aspectos técnicos.

O preço: o preço dos produtos é uma das decisões de marketing mais complexas, pois estão envolvidos múltiplos fatores como custos de fabricação, margem comercial, demanda, posicionamento em relação à concorrência, poder de compra do nosso público potencial. etc. Esta seção também inclui aspectos como o método de pagamento ou descontos.
Promoção: todas as ações de comunicação que a empresa realiza para divulgar os produtos e serviços com o objetivo de aumentar as vendas. Inclui diferentes ramos de comunicação, como publicidade, relações públicas, vendas porta a porta ou marketing digital.
O ponto de venda ou distribuição: os diferentes canais através dos quais os produtos e serviços chegam aos consumidores, desde as lojas online às cadeias comerciais. Este ponto abrange aspetos como o acesso, armazenamento, gestão de transportes ou inventários, bem como a experiência do cliente.

10 tipos de estratégias de marketing altamente eficazes

1) Marketing de entrada

O inbound marketing busca que sejam os clientes que vão até a marca, ao invés de irem procurá-la.
Para isso, a marca oferece uma série de recursos que auxiliam o usuário a solucionar uma necessidade relacionada a seus produtos e serviços, como por exemplo, tutoriais ou guias para download. Esses recursos servem de incentivo para que os usuários façam parte do banco de dados e iniciem um relacionamento com a marca que culmina na conversão.

2) Marketing de conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo baseia-se na criação de valor para os usuários através de conteúdos em diferentes formatos: artigos de blog, infográficos, vídeos… Esses conteúdos servem como ponto de partida para divulgar a marca e captar leads.

3) E-mail marketing

O email marketing é uma das estratégias de marketing mais antigas e continua a ser uma das mais eficazes ano após ano.
O e-mail é usado para estabelecer um canal de comunicação direto com os usuários através do qual estamos alimentando o relacionamento com eles. Assim, podemos utilizá-lo nas diferentes fases da jornada do cliente, desde o primeiro contato até a conversão final.

4) Marketing de mídia social

O marketing de mídia social tem tudo a ver com alcançar os usuários por meio dos canais em que eles passam mais tempo. Aproveita o fenómeno da “prova social” para fomentar a viralidade e fazer ir mais longe os conteúdos e as propostas da marca.
Um elemento-chave de sua estratégia de marketing de mídia social é escolher os canais certos, desde o LinkedIn para empresas B2B até o Tik Tok para marcas interessadas em alcançar a Geração Z.

5) Anúncios sociais

Os anúncios de mídia social aproveitam essa vitrine para direcionar tráfego e conversões direcionados. Uma de suas maiores vantagens é a segmentação, já que aproveitam as informações captadas pelas redes sociais para direcionar os anúncios ao público exato da marca.

6) Redirecionamento

Para a maioria das marcas, as conversões não são alcançadas com o primeiro impacto, mas exigem vários pontos de contato ao longo da jornada do cliente. O retargeting é uma estratégia de marketing que nos permite reconectar com os usuários que já interagiram com a marca para continuar alimentando o relacionamento.

7) Marketing baseado em contas

Esta estratégia de marketing é especialmente adequada para marcas B2B e procura atingir o mais alto nível de segmentação.
Em vez de visar um grupo de usuários com características comuns, o marketing baseado em contas visa diretamente os tomadores de decisão de empresas específicas. Isso permite atingir um nível muito maior de personalização e, assim, multiplicar as conversões.

8) SEO

SEO é uma estratégia de marketing focada em melhorar o posicionamento orgânico do site de uma empresa nos mecanismos de busca. Normalmente, os objetivos são definidos a médio e longo prazo. O resultado é que conseguimos uma fonte de visibilidade e tráfego permanente a baixo custo.
Um bom exemplo é a loja de sapatos masculinos Vocca, que investe recursos mensais com objetivo de posicionar seu site para termos como sapatos masculinos, sapatênis, entre outros.

9) SEM

O SEM é uma estratégia complementar ao SEO, que se baseia na colocação de anúncios pagos nos motores de busca. Isso permite alcançar resultados muito mais rápidos e direcionar as campanhas para a conversão.

10) Contação de histórias

Contar histórias usa um formato familiar e amado, histórias, para envolver os consumidores em um nível emocional.

Em vez de apenas explicar os recursos de um produto, o storytelling nos permite criar uma história memorável sobre quem somos, o que fazemos e quais problemas resolvemos. Esta história pode ser apresentada em vários formatos, como texto, vídeo ou conteúdo interativo.







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.