No último final de semana, milhares de estudantes em todo o país se reuniram para realizar o Enem 2023, em busca de oportunidades para ingressar no ensino superior. No entanto, para alguns, como Maria Eduarda Nascimento, de 21 anos, o caminho até o local pode não ter sido tão simples.
Moradora de Rio das Pedras, no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Maria Eduarda teve que percorrer mais de 48 km para chegar ao bairro de Santa Cruz, onde faria a prova do Enem. Com as obras de reforma do BRT Transoeste em andamento, a jovem enfrentou problemas no transporte público, optando por pedir um carro de aplicativo. Apenas na ida, ela desembolsou R$ 76, e o mesmo valor será necessário para retornar para casa, totalizando cerca de R$ 150 apenas em deslocamento nos dois finais de semana do Enem.
“Eu não sabia nem onde era, eu nunca vim para cá. Precisei pedir um carro, porque de transporte seriam dois ônibus e uma condução. Ainda mais com tudo quebrado, como está agora”, desabafou Maria Eduarda sobre as dificuldades enfrentadas devido às obras na Avenida das Américas, que representam a maior parte do trajeto entre sua casa e o local de prova.
Aluna de um curso técnico de computação, a jovem está em busca de novas oportunidades acadêmicas, embora ainda não tenha decidido para qual curso pretende prestar vestibular. Ela espera fazer sua escolha após a divulgação dos resultados do Enem.
“Vim porque quero tentar alguma coisa na vida. Hoje em dia está muito difícil e, para conseguir, tem que lutar muito”, disse a determinada estudante.
Neste ano, o Inep reconheceu que uma falha na organização do Cebraspe, responsável pela realização do Enem, afetou cerca de 1% do total de inscritos, sobretudo em grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, levando a longas distâncias entre a casa dos candidatos e os locais de prova.
Com informações de O Globo
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…