As cascas de alimentos há muito se provaram eficientes na produção de materiais biodegradáveis. Esses produtos se tornam uma opção muito mais amigável para substituir os plásticos convencionais.
Giselle Mendoza é uma estudante mexicana que venceu um concurso nacional para a produção de bioplástico a partir de cascas de laranja.
Esta nova invenção se caracteriza por ser 100% biodegradável, um material flexível e transparente que pode ser uma excelente alternativa ao plástico convencional. Esse material é feito com casca e polpa de laranja.
“No Oceano Pacífico, há um grande acúmulo de lixo plástico do tamanho da França. As previsões sugerem que em 2050 haverá mais resíduos de plástico no mar do que peixes. Atribuí isso a uma grande oportunidade, principalmente para o nosso país, o quinto maior produtor de laranja do mundo ”, comentou Giselle Mendoza, aluna do ITESM.
Segundo a jovem, o México produz um volume médio anual de 4,5 milhões de toneladas de laranjas, mas entre 40 e 65 por cento acabam no lixo.
Agora, Giselle fez acordos com os produtores para garantir que eles recebam os resíduos da laranja a um preço baixo por tonelada, mesmo de forma praticamente gratuita.
A aluna optou por usar laranjas pelo alto teor de celulose, que pode até ser extraída para a fabricação de tecidos. Seu bioplástico pode substituir os recipientes PET e, assim, reduzir a poluição do lixo plástico.
O melhor desse produto é que ele se decompõe em 90 dias quando exposto à matéria orgânica. Ainda não está comercializado, mas desde 2018 as pesquisas são realizadas pela startup GECO, fundada por Giselle.
Graças a pessoas como Giselle, que inventam soluções incríveis para os problemas diários, o mundo pode ser um lugar melhor.
***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
A ex-dançarina do 'É o Tchan' resolveu remover o ácido hialurônico aplicado em seu rosto…
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…