Estudantes brasileiros criam pulseira para pais surdos sentirem choro de bebê

Uma pulseira permite que pais com deficiência auditiva se comuniquem com seus bebês. Ela foi criada por alunos brasileiros, do Instituo Mauá de Tecnologia, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Estudantes do instituto Mauá de Tecnologia, em São Bernado do Campo, desenvolveram uma pulseira que ajuda pais surdos a se comunicarem com seus bebês. Com o nome de Silence, o dispositivo detecta o choro da criança, sem levar em conta qualquer ruído ou barulho externo do ambiente. Como funciona?

São duas pulseiras. Uma fica com o bebê e outra com os pais. Quando o bebê chora um sinal é enviado para a pulseira dos pais e ela vibra. “O sinal funciona por wi-fi, a conexão da pulseira é por Bluetooth e tem também um sistema por rádio (GPRS)”, explica o estudante Luiz Henrique Ferreira, um dos desenvolvedores.

A ideia foi elaborada como trabalho de conclusão de curso de quatro estudantes. Formados, pretendem lançar o produto no mercado em até dois anos. “Por enquanto é protótipo. Estamos atrás de investidor para alavancar o projeto, para trazer felicidade pra quem está precisando”, declara Mateus Cherem, outro criador.

A pulseira foi pensada no intuito de fortalecer a questão afetiva entre pais e filhos, pois não é possível ouvir o choro do bebê durante a noite. “Geralmente a relação familiar se torna defasada quando os filhos são ouvintes e os pais são surdos. Isso afeta o desenvolvimento da criança a longo prazo, e o produto foi desenvolvido para ajudar nesse processo”.

Matheus Camargo conta que essa questão importante que os levou a pensar um produto relacionado a design social. “Fomos atrás de relatos e casos reais, e na maioria dos que encontramos, a relação pai e filho acabava se perdendo. Isso nos inspirou”.

Com informações de G1, via Psicologias do Brasil







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.