Três estudantes de Biomedicina da Universidade Unisagrado, em Bauru, interior de São Paulo, solicitaram a desistência do curso após um vídeo em que debochavam e ofendiam a caloura Patrícia Linares, de 44 anos, ter viralizado na internet. A universidade havia instaurado um processo disciplinar para apurar o caso, mas com a desistência das estudantes, o processo foi finalizado.
“Comunico que foi instaurado processo disciplinar e, durante, as três estudantes solicitaram a desistência do curso de Biomedicina. Dessa forma, o processo perdeu o objeto e, por isso, foi finalizado”, disse a instituição em nota.
No vídeo, as jovens fazem comentários preconceituosos e discriminatórios em relação à idade de Patrícia, que também é caloura do curso. Uma das estudantes chega a perguntar como “desmatricular” a colega de classe, enquanto outra diz que “ela tem 40 anos já” e que “era para estar aposentada”. A situação gerou uma onda de críticas nas redes sociais.
A Universidade Unisagrado divulgou uma nota repudiando o ocorrido e afirmando que não compactua com qualquer tipo de discriminação. A instituição afirmou que acredita na educação como uma ferramenta de autonomia e que todos devem ter acesso a ela, independentemente da idade.
O etarismo, ou velhofobia, é uma forma de discriminação por idade que se baseia em estereótipos e preconceitos contra indivíduos ou grupos etários.
Com informações de Estadão
Quando enfrentamos momentos de desespero e não sabemos em quem confiar, a busca por ajuda…
Você sabia que uma boa hidratação é fundamental para a saúde do seu gato? No…
A vida moderna, marcada por suas exigências e responsabilidades, frequentemente nos leva a um estado…
O Padre Fábio de Melo comoveu e preocupou os fiéis no último domingo (19) ao…
Durante seu discurso na posse de Donald Trump, Musk exaltou a vitória do republicano e…
A otimização interna, ou SEO On-Page, representa o primeiro passo fundamental para garantir que o…