O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, revelou recentemente um ambicioso plano de reflorestamento no país chamado “Legado Verde”. Milhões de etíopes em todo o país participaram do projeto e, de acordo com o primeiro-ministro, durante as primeiras seis horas, cerca de 150 milhões de árvores foram plantadas.
“Estamos a meio caminho de nossa meta”, disse Ahmed, incentivando os cidadãos a aproveitarem o momento nas horas restantes. Após 12 horas, Abiy Ahmed postou em sua conta oficial no Twitter que a Etiópia não apenas atingiu a meta acordada, mas a excedeu graças à ajuda de milhões de pessoas.
O total de árvores plantadas durante este dia foi de 353.633.660 segundo o gerente de Inovação e Tecnologia do país, Getahun Mekuria. Ainda não é oficial, mas parece que este foi o maior reflorestamento da história.
A Etiópia é a segunda nação mais populosa do continente africano e sua meta é plantar 4 bilhões de árvores durante a estação das chuvas, que vai de maio a outubro.
De acordo com a Farm Africa, uma organização que trabalha em conjunto para o reflorestamento da África Oriental, menos de 4% do território da Etiópia é coberto por florestas, em comparação com 30% no final do século XIX.
Em 2017, este país se juntou a mais de 20 outras nações africanas em seu compromisso de restaurar 100 milhões de hectares de terra como parte do projeto Restauração da Paisagem Florestal Africana.
De acordo com um estudo recente, restaurar as florestas derrubadas pelo desmatamento no mundo pode eliminar dois terços de todo o CO2 que aquece o planeta que está preso na atmosfera devido à atividade humana.
Agora que sabemos disso, a Etiópia e várias outras nações do mundo, como Índia e China , buscam contribuir para reflorestar o mundo e assim ajudar o planeta a se manter vivo.
A Etiópia nos dá um exemplo de que é possível realizar grandes campanhas de reflorestamento e fazer com que cidadãos, governo, organizações e empresas participem de um objetivo comum: salvar o planeta.
***
Redação Conti Outra, cokm informações de Nation.
Fotos: Reprodução.