O exército nepalês está limpando a montanha mais alta do planeta que foi poluída por milhares de alpinistas durante décadas.
Os soldados trabalharam com organizações governamentais e não governamentais durante 5 dias para coletar todo o lixo e destroços deixados pelos alpinistas.
Décadas de montanhismo comercial fizeram da montanha o lixão mais alto do mundo, à medida que um número crescente de montanhistas que gastam muito prestam pouca atenção à pegada de poluição que deixam para trás.
Tendas fluorescentes, equipamentos de escalada descartados, botijões de gás vazios e até excrementos humanos se espalham pela rota percorrida até o topo do pico de 8.848 metros.
Todo o entulho biodegradável que foi coletado na montanha, representando aproximadamente uma tonelada de lixo, é transportado para Katmandu para descarte pelo grupo Blue Waste to Value. A outra tonelada de lixo não biodegradável agora está sendo desinfetada para tratamento.
A iniciativa fez parte da 24ª Semana anual da Vida Selvagem, organizada pelo escritório regional do Parque Nacional de Sagarmatha.
A limpeza continuará ao longo do Himalaia, de acordo com um comunicado de imprensa do Exército do Nepal.
“Temos orgulho do Monte Everest, mas muitas vezes somos acusados de não sermos capazes de limpá-lo … Agora nos unimos para limpar a montanha”, disse Dandu Raj Ghimire, chefe do departamento de turismo do Nepal.
***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.