O Exército Nacional da Colômbia está empenhado em encontrar Wilson, o cão de resgate que se perdeu na selva durante as operações de resgate das quatro crianças desaparecidas. Wilson, um pastor belga de seis anos, desempenhou um papel crucial na descoberta de pistas que indicavam a presença das crianças na selva.
Enquanto isso, o país comemora o resgate bem-sucedido das quatro crianças indígenas Lesly, Soleiny, Tien e Cristin, que foram encontradas vivas após 40 dias perdidas na selva. O acidente do avião, no qual as crianças estavam junto com a mãe, uma líder indígena e o piloto, resultou na perda de vidas, exceto pelas crianças.
Wilson desempenhou um papel fundamental nos primeiros esforços de resgate, mantendo viva a esperança de encontrar as crianças ao descobrir uma mamadeira rosa no meio da vegetação. No entanto, devido ao terreno complexo, umidade e condições climáticas adversas, o cachorro ficou desorientado e se perdeu.
Várias pistas indicam que Wilson pode ter encontrado as crianças antes de se perder. As próprias crianças mencionaram ter encontrado um cachorro na selva, que provavelmente era Wilson. Além disso, pegadas encontradas próximas às pegadas das crianças reforçam essa possibilidade.
Durante uma visita ao hospital, as crianças entregaram desenhos ao comandante das Forças Armadas, que parecem retratar Wilson. Essas evidências reforçam a importância do cão no resgate e aumentam a determinação do Exército em encontrá-lo.
O Exército Nacional da Colômbia reafirmou seu compromisso de não deixar Wilson para trás e continuará as buscas até que ele seja encontrado. Wilson é considerado um “amigo de quatro patas” e sua busca permanece como uma prioridade para a equipe de resgate.
***
Redação Conti Outra, com informações da BBC.