Nesta segunda-feira, dia 8 de maio, a cantora e compositora Rita Lee faleceu aos 75 anos, vítima de um câncer de pulmão que ela lutava contra desde 2021. Segundo informações, ela deu entrada no hospital na última sexta-feira, dia 24, com um estado de saúde extremamente delicado. A família divulgou um comunicado pedindo privacidade neste momento difícil.
Rita Lee foi uma das mulheres mais influentes do Brasil e uma referência para quem se interessava pelo rock a partir dos anos 70. Ela despontou no grupo Os Mutantes, onde permaneceu de 1966 a 1972 e lançou cinco discos com a banda. Em 1967, Os Mutantes acompanharam Gilberto Gil na apresentação da música Domingo no Parque, que ficou em segundo lugar no III Festival da Música Popular Brasileira.
Em 1972, Rita lançou seu primeiro álbum solo, Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, seguido por Atrás do Porto Tem Uma Cidade (1974) e o álbum Fruto Proibido (1975), em parceria com a banda Tutti Frutti. Este último é visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima. Neste trabalho, Rita lançou clássicos como “Agora Só Falta Você”, “Esse Tal de Roque Enrow”, “Ovelha Negra” entre outros.
Em 1976, a cantora começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro da maioria de suas canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. Eles tiveram três filhos, incluindo Beto Lee, também guitarrista, que os acompanha nos shows. Rita Lee também era vegana e defensora dos direitos dos animais.
Nascida em 1947, em uma família de classe média paulistana, Rita Lee foi a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones e de Romilda Padula. Ela cresceu na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana, onde teve aulas de piano durante a infância e suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles e Rolling Stones, além de artistas brasileiros como Cauby Peixoto, Angela Maria, Tito Madi, João Gilberto, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Maysa, por influência dos pais.
Ao longo de sua carreira de 39 anos, Rita Lee gravou mais de 40 trabalhos, incluindo álbuns, álbuns ao vivo, singles e coletâneas. Sua música e sua influência continuarão sendo lembradas e celebradas por muitos fãs ao redor do mundo.
Com informações de Terra