Celebridades

Falece Rita Lee, rainha do rock brasileiro, aos seus 75 anos

Nesta segunda-feira, dia 8 de maio, a cantora e compositora Rita Lee faleceu aos 75 anos, vítima de um câncer de pulmão que ela lutava contra desde 2021. Segundo informações, ela deu entrada no hospital na última sexta-feira, dia 24, com um estado de saúde extremamente delicado. A família divulgou um comunicado pedindo privacidade neste momento difícil.

Rita Lee foi uma das mulheres mais influentes do Brasil e uma referência para quem se interessava pelo rock a partir dos anos 70. Ela despontou no grupo Os Mutantes, onde permaneceu de 1966 a 1972 e lançou cinco discos com a banda. Em 1967, Os Mutantes acompanharam Gilberto Gil na apresentação da música Domingo no Parque, que ficou em segundo lugar no III Festival da Música Popular Brasileira.

Foto: Credicard Hall

Em 1972, Rita lançou seu primeiro álbum solo, Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, seguido por Atrás do Porto Tem Uma Cidade (1974) e o álbum Fruto Proibido (1975), em parceria com a banda Tutti Frutti. Este último é visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima. Neste trabalho, Rita lançou clássicos como “Agora Só Falta Você”, “Esse Tal de Roque Enrow”, “Ovelha Negra” entre outros.

Em 1976, a cantora começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro da maioria de suas canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. Eles tiveram três filhos, incluindo Beto Lee, também guitarrista, que os acompanha nos shows. Rita Lee também era vegana e defensora dos direitos dos animais.

Foto:Ale Frata/Código19/Estadão Conteúdo

Nascida em 1947, em uma família de classe média paulistana, Rita Lee foi a filha mais nova do dentista Charles Fenley Jones e de Romilda Padula. Ela cresceu na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana, onde teve aulas de piano durante a infância e suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Neil Sedaka, Paul Anka, Peter, Paul and Mary, Beatles e Rolling Stones, além de artistas brasileiros como Cauby Peixoto, Angela Maria, Tito Madi, João Gilberto, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira e Maysa, por influência dos pais.

Foto: Reprodução

Ao longo de sua carreira de 39 anos, Rita Lee gravou mais de 40 trabalhos, incluindo álbuns, álbuns ao vivo, singles e coletâneas. Sua música e sua influência continuarão sendo lembradas e celebradas por muitos fãs ao redor do mundo.

Com informações de Terra

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Tire as crianças da sala antes de dar o play nesta série cheia de segundas intenções na Netflix

Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…

1 dia ago

Você não vai encontrar outro filme mais tenso e envolvente do que este na Netflix

Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…

1 dia ago

Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…

2 dias ago

Panetone também altera bafômetro e causa polêmica entre motoristas

O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…

2 dias ago

Homem com maior QI do mundo diz ter uma resposta para o que acontece após a morte

Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…

2 dias ago

Novo filme da Netflix retrata uma inspiradora história real que poucos conhecem

O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…

2 dias ago