O mundo moderno trouxe muitos benefícios, mas também mudou drásticamente o estilo de vida das pessoas. Hoje, não é incomum que pessoas se apresentem falando de suas poucas horas de sono, de seus lanches rapidos para “dar conta” do trabalho ou mesmo da falta de disposição física. As mudanças são tão significativas que, em diversas situações, alguns afetados nem se dão conta do seu grau de responsabilidade pessoal frente a dificuldades de saúde. Outros, por não encontrar saídas, mascaram seus sintomas com medicações como se nem existissem alternativas possíveis.
Para ir ao encontro dessas pessoas, o conceituado treinador Leandro Twin republicou recentemente uma “Carta ao metabolismo estressado” em sua conta de 1.6 milhões de seguidores do Instagram. Essa carta já circula na internet há alguns anos com diferentes autorias.
No texto, o “metabolismo” aparece como pessoa narrativa e conta sua história. E, de forma informativa, engraçada e até irônica, são entregues algumas verdades que todos deveríamos ouvir para repensar nossos hábitos e reassumir a nossa parcela de responsabilidade no dia a dia. Foi, literalmente, um momento de “desabafo” do metabolismo que talvez te faça rir “de nervoso”.
Abaixo, confira o material e a publicação original:
“Querido humano, eu sei que você anda desapontado comigo. Sei que nos últimos tempos você me esconde em roupas largas.
Você me exige energia que não tenho.
Suas bolachas e refrigerantes não me dão o necessário. Fico sobrecarregado, me vejo obrigado a estocar energia em gordura.
Eu sei que você se envergonha do estoque de energia, mas o que você me pede, não posso oferecer. Estou fraco!
Sabe-se se lá quando foi meu ultimo sono reparador. Quando acordo, você não me alimenta com qualidade.
Estou estressado e próximo de um colapso. Sei que você espera mais de mim, mas também esperava mais de você.
Você me pede foco, energia e menos gordura. Eu lhe peço nutrientes, hidratação e descanso.
Você se chateia com o intestino preso, mas não estou em condições de abrir mão de nada agora.
Não me peça para lembrar de algo. Meu estoque de antioxidantes está baixo, minhas membranas celulares sem flexibilidade e a gordura ruim consumida, acaba comigo!
Já não consigo transportar bem o açúcar ingerido, tive que chamar minha amiga insulina com mais frequência. Sempre que ela aparece de forma desordenada sou obrigado a estocar ainda mais gordura.
Desista dos cremes e das massagens, meu amor. Já não respondo aos estímulos externos.
Estou tão nervoso que pedi conselhos ao cortisol. Ele me aconselhou a reter o máximo de líquido que puder para me proteger e sempre que possível, me livrar do peso desnecessário dos músculos.
Optei pela gordura, me desculpe. Com a escassez de nutrientes tive que fazer escolhas drásticas.
Não estou mais nutrindo sua pele e cabelo, logo, você os verá ir embora. Estou lhe escrevendo essa carta como um adeus. Estou me desligando e logo, a falta de ar será evidente.
Quanto mais adoeço, mas você me agride com fármacos e não entendo por que me tratar assim.
Até parece que quer me ver sofrer. Como se não bastasse todos os anos de descaso, agora grita aos sete ventos que sou lento, que seu metabolismo é lento. Dói!
Agora que desabafei lhe pergunto, quando me cansar e for embora, onde você irá morar?”
Leandro Twin, que sofreu com o excesso de peso na juventude, sabe o quanto é importante que as pessoas compreendam o que acontece em seus próprios corpos para que possam mudar. Ele ainda jovem, deixou os quilinhos a mais, e hoje é um dos influenciadores mais antigos e respeitados das redes sociais.
O texto fez sentido para você? Mude também!
***
PS: se houver alguma informação sobre a autoria do texto (uma vez que ele circula na internet com diversas atribuições de autor diferentes e foi apenas uma republicação de Leandro Twin), favor escrever para contato.contioutra@gmail.com
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…