Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, fez sua primeira aparição desde a cirurgia de transplante de coração pela qual passou no domingo, 27 de agosto. Em um emocionante vídeo divulgado na quinta-feira, 31 de agosto, o icônico apresentador de televisão expressou sua recuperação progressiva e gratidão aos fãs, à família e, especialmente, ao pai do doador de coração. Faustão fez uma promessa emocionante de honrar a memória do filho do doador.
O vídeo foi compartilhado na tarde de quinta-feira pelo perfil “Faustão do Meu Coração”, criado por Luciana Cardoso, esposa de Faustão. O perfil tem como objetivo compartilhar histórias de receptores de transplantes e promover a doação de órgãos.
Sentado em uma cadeira dentro de um quarto no Hospital Albert Einstein, onde tem recebido tratamento desde 5 de agosto, Faustão começou seu discurso agradecendo a milhões de pessoas que oraram e apoiaram sua recuperação. Apesar de ainda estar recuperando sua voz após ter sido entubado, Faustão expressou seu alto espírito. “Estou andando desde o terceiro dia após a operação. Esse Gaiotto [Fábio Antônio Gaiotto, cirurgião cardiovascular] é extraordinário; não sinto nenhuma dor. Estou completamente recuperado”, disse ele.
Ele discutiu brevemente a lista de espera por transplantes e sua própria colocação afortunada nela. “Para dar a todos uma ideia do que é um transplante: dos 200 e poucos transplantes [realizados], as pessoas esperaram menos de um mês. Também tive sorte nessa fila”, acrescentou. De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil havia realizado 262 transplantes cardíacos entre janeiro e agosto daquele ano.
Faustão então estendeu sua gratidão à família de Fábio Cordeiro da Silva, o homem de 35 anos que faleceu tragicamente em Santos, São Paulo, devido a um acidente vascular cerebral enquanto trabalhava como azulejista. Sua família autorizou generosamente a doação de seus órgãos, e Faustão foi o receptor de seu coração.
Faustão emocionalmente dirigiu-se a José Pereira da Silva, pai de Fábio: “Quero agradecer especialmente a José Pereira da Silva, pai de Fábio, que demonstrou uma grandeza imensa e uma generosidade incrível, permitindo-me continuar vivendo. Sou eternamente grato a José Pereira da Silva. Um homem simples… Eu fico emocionado, porque ele me deu a chance de viver novamente.” Faustão também agradeceu ao irmão e à viúva de Fábio.
“Essas pessoas, das origens mais humildes, que, quando eu precisei, me deram um novo coração. Eu sei que há muita bobagem na internet, as pessoas falam besteira. Se eu estivesse preocupado com isso, nem teria começado minha carreira.”
Ao se dirigir aos fãs, Faustão expressou a importância de sua comunicação com eles. “Para aqueles que se importam comigo, preciso fornecer uma explicação a vocês. É importante que saibam que estou aqui, muito emocional, a recuperação é fantástica e agora precisamos motivar a todos para fazer do nosso país o principal doador de órgãos do mundo. Precisamos aumentar a conscientização; não deveria ser obrigatório.”
Apesar de sua voz um pouco rouca devido à intubação, Faustão assegurou seu bem-estar. “Estou me sentindo muito enérgico, já estou caminhando. Apenas se passaram três dias. Isso é tudo o que eu queria dizer a vocês. Um beijo, e que Deus lhes dê o dobro do que recebi.”
“Sempre serei grato, e espero expressar minha gratidão pessoalmente um dia. É uma generosidade que me comove, me motiva. A única coisa que prometo é honrar a memória de seu filho, fazer apenas coisas boas, para que possa se orgulhar cada vez mais. Nunca vou esquecer de vocês, e um dia vou agradecer pessoalmente. Deus os abençoe por tudo que me proporcionaram. Eternamente grato.”, finalizou ele.
O vídeo emocional de Fausto Silva teve uma repercussão impressionante nas redes sociais, desencadeando uma onda de comoção e solidariedade. Milhares de internautas compartilharam suas mensagens de apoio e gratidão. Confira o relato:
Com informações de Notícias da TV – UOL
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…