Na última quarta-feira (13), o estudante Gabriel Costa, filho da cantora Gal Costa, entrou com um pedido na Justiça requerendo que o corpo de sua mãe seja exumado e que seja realizada uma necrópsia para estabelecer a causa da morte dela.
Na certidão de óbito da cantora, que faleceu em novembro de 2022, consta que ela foi vítima de um infarto agudo do miocárdio e que já estava doente, com câncer de cabeça e pescoço. No entanto, Gabriel quer que a causa do óbito seja esclarecida de forma definitiva.
O estudante exige ainda que os restos mortais de Gal sejam transladados de São Paulo para o cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.O desejo de Gabriel é que Gal seja enterrada ao lado da mãe dela, Mariah Costa Penna, num jazigo perpétuo que a própria cantora comprou para que as duas fossem colocadas lado a lado depois da morte.
Gal e a mãe eram muito ligadas, e o fato de a cantora ter sido enterrada em um cemitério em São Paulo foi motivo de muita indignação entre seus amigos mais próximos.
A decisão de que o corpo de Gal ficasse no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, no bairro da Consolação, em São Paulo, foi tomada por Wilma Petrillo, que atuava como empresária da cantora e hoje alega ter mantido um relacionamento com ela.
Gabriel, atualmente com 18 anos, era menor de idade quando a mãe morreu e não pôde interferir. Ele agora questiona na Justiça as declarações de Petrillo de que era mulher da cantora e a fração do patrimônio de Gal reivindicada por ela.
A controvérsia à respeito do local do enterro teve início logo após o falecimento da cantora, em novembro de 2022. Um dos primeiros a se manifestar sobre o assunto foi o cantor e compositor Paulinho Lima, que trabalhou como empresário de Gal.
“Gal Costa comprou um jazigo perpétuo no cemitério São João Batista no Rio de Janeiro, quando faleceu sua mãe. Neste cemitério, estão sepultados Carmen Miranda, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Cazuza, Glauber e Anecy Rocha, os membros da Academia Brasileira e a maioria dos grandes artistas e personalidades do nosso país. Gal, intuitiva como era até isso deve ter previsto”, iniciou ele.
“Não é justo que seja sepultada num jazigo que não é seu e que seja dificultada a chegada de seus fãs e amigos para homenagens e despedidas finais. Por que isso tudo está acontecendo? Quem deseja apagar e esconder essa pessoa amada por tantos? O que há por trás de tudo isso?”, questionou.
Paulinho Lima não foi o único a questionar publicamente as decisões tomadas por Wilma Petrillo. Em julho de 2023, a revista PIauí conversou com familiares, amigos e ex-funcionários de Gal Costa, que acusaram Petrillo de golpes, assédio e ameaças.
Na matéria publicada pela revista, o produtor Ricardo Frugoli alega que Wilma fez com que Gal Costa perdesse oportunidades de se apresentar na América do Norte e na Europa, escondendo convites da cantora. Nos bastidores dos shows, a empresária também é acusada de furtar pertences de funcionários, praticar humilhações, bullying e assédio moral.
“Durante muito tempo, fui o cara que não deixou a bomba explodir. Continuar ali era importante para proteger a Gal do que vinha acontecendo na carreira e dentro de casa”, relatou Frugoli, que registrou um boletim de ocorrência contra Wilma e foi demitido apenas quatro dias depois.
Uma pessoa que trabalhou com a cantora e com a empresária descreveu o relacionamento delas como abusivo, repleto de discussões, ofensas e até agressões. Ela descreveu uma das brigas, ocorrida em 2015. Segundo ela, Gal questionou: “O dinheiro entra e some, as dívidas não param de chegar. Que tipo de empresária é você?”. E teria recebido como resposta de Wilma: “Você é uma velha, as pessoas não querem mais te contratar”.
A médium Halu Gamashi, que era amiga de Gal, contou que precisou se encontrar com Gal às escondidas devido ao ciúme da mulher da cantora. Ela também presenciou críticas pesadas de Wilma para Gal e afirmou estranhar o fato de ela ficar calada, como um dia em que foi criticada por estar acima do peso: “Você está pensando que é quem, Nana Caymmi?”, teria dito Wilma para a cantora.
***
Redação Conti Outra, com informações da coluna de Mônica Bergamo.
Foto destacada: Reprodução.
Em mensagens de cortar o coração, a menina deixa evidente a falta que o pai…
Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…
O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…