curiosidades

Filipinos criam máscaras ecológicas feitas da bananeira que se degradam em apenas 2 meses.

Depois que o uso das máscaras foi apresentado como essencial na proteção contra o coronavírus, as máscaras descartáveis acabaram se tornando uma grande fonte de poluição. Agora, novas tecnologias surgem para evitar esse tipo de descarte inadequado.

Nos últimos meses diversas notícias sobre a poluição causada pelas máscaras já vieram à tona, são tristes as fotos de praias ou oceanos, recobertos pelo acessório de plástico descartável que marcou este ano.

É verdade que as máscaras têm sido a ferramenta mais eficaz na luta contra o coronavírus. Mas, ao mesmo tempo, as máscaras não reutilizáveis produziram um enorme problema ambiental. A maioria das máscaras são feitas de polímero plástico com outros materiais, uma mistura bastante difícil de decompor.

Para evitar a propagação deste terrível vírus, tivemos que deixar de lado alguns valiosos esforços que estavam sendo realizados para retardar o avanço das letais mudanças climáticas e destruição do meio ambiente. O problema é que não medimos as consequências do que fizemos.

É verdade que o COVID-19 é uma grande ameaça aos seres humanos, mas o dano ao meio ambiente não pode se tornar um problema secundário. Nesse caso, o projeto de uma máscara alternativa que consiga prevenir infecções e não danificar o meio ambiente é uma tecnologia mais do que necessária para o momento.

Como costuma acontecer, a solução era mais simples do que parecia. De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, existe um material relacionado à bananeira, nativa das Filipinas, que traz a solução para esse problema.

É uma fibra grossa, além de mais fácil de processar e mais barata de criar do que uma máscara de plástico, e principalmente: é totalmente biodegradável.

De acordo com especialistas, essas novas máscaras feitas nas Filipinas levam apenas dois meses para se tornarem parte da Terra novamente. A verdade é que dois meses não se comparam aos duzentos anos que o plástico leva para retornar ao seu estado natural.

Uma solução como essa deve ser celebrada em todo o mundo. Ajude-nos a compartilhar as novidades, para que todos saibam que, com pouco esforço, podemos controlar a propagação do COVID-19 e continuar a fazendo a nossa parte na luta contra o aquecimento global.

 

Com informações de UPSOCL

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Especialista em linguagem corporal desvenda significado de gesto do filho de Trump na posse

Barron Trump chamou atenção na cerimônia de posse do pai ao fazer um gesto curioso.…

11 horas ago

Filme romântico que chegou na Netflix vai aquecer seu coração e melhorar seu dia

Um filme doce, charmoso e divertido que oferece um descanso para o cérebro e faz…

12 horas ago

Pescadores se chocam ao descobrir restos mortais de criatura bizarra em pântano

Os pescadores dizem nunca terem visto nada parecido antes e descrevem o ser como "assustador"…

17 horas ago

Itens de luxo e viagens caríssimas: o que Fernanda Torres pode ganhar caso seja indicada ao Oscar

A atriz, que foi presenteada com mimos avaliados em até 1 milhão de dólares ao…

19 horas ago

Quem procurar quando você está desesperado e não sabe em quem confiar?

Quando enfrentamos momentos de desespero e não sabemos em quem confiar, a busca por ajuda…

1 dia ago

A importância da hidratação na rotina dos gatos

Você sabia que uma boa hidratação é fundamental para a saúde do seu gato? No…

2 dias ago