Depois que o uso das máscaras foi apresentado como essencial na proteção contra o coronavírus, as máscaras descartáveis acabaram se tornando uma grande fonte de poluição. Agora, novas tecnologias surgem para evitar esse tipo de descarte inadequado.
Nos últimos meses diversas notícias sobre a poluição causada pelas máscaras já vieram à tona, são tristes as fotos de praias ou oceanos, recobertos pelo acessório de plástico descartável que marcou este ano.
É verdade que as máscaras têm sido a ferramenta mais eficaz na luta contra o coronavírus. Mas, ao mesmo tempo, as máscaras não reutilizáveis produziram um enorme problema ambiental. A maioria das máscaras são feitas de polímero plástico com outros materiais, uma mistura bastante difícil de decompor.
Para evitar a propagação deste terrível vírus, tivemos que deixar de lado alguns valiosos esforços que estavam sendo realizados para retardar o avanço das letais mudanças climáticas e destruição do meio ambiente. O problema é que não medimos as consequências do que fizemos.
É verdade que o COVID-19 é uma grande ameaça aos seres humanos, mas o dano ao meio ambiente não pode se tornar um problema secundário. Nesse caso, o projeto de uma máscara alternativa que consiga prevenir infecções e não danificar o meio ambiente é uma tecnologia mais do que necessária para o momento.
Como costuma acontecer, a solução era mais simples do que parecia. De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, existe um material relacionado à bananeira, nativa das Filipinas, que traz a solução para esse problema.
É uma fibra grossa, além de mais fácil de processar e mais barata de criar do que uma máscara de plástico, e principalmente: é totalmente biodegradável.
De acordo com especialistas, essas novas máscaras feitas nas Filipinas levam apenas dois meses para se tornarem parte da Terra novamente. A verdade é que dois meses não se comparam aos duzentos anos que o plástico leva para retornar ao seu estado natural.
Uma solução como essa deve ser celebrada em todo o mundo. Ajude-nos a compartilhar as novidades, para que todos saibam que, com pouco esforço, podemos controlar a propagação do COVID-19 e continuar a fazendo a nossa parte na luta contra o aquecimento global.
Com informações de UPSOCL
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…