No último dia 23 de maio, a Netflix Brasil anunciou que passaria a cobrar uma taxa adicional de R$ 12,90 mensais de usuários que compartilham suas senhas da plataforma com outras pessoas fora de sua residência. No mesmo mês, a gigante do streaming registrou uma queda de 3% de seus usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês).
Os fatos não necessariamente estão relacionados, mas considerando a repercussão negativa observada nas redes sociais desde que a nova política de cobranças foi anunciada, é fácil prever que a Netflix veja o número de assinantes do serviço cair bastante pelos próximos meses, principalmente se levarmos em conta a grande oferta de streamings atualmente no Brasil.
Muitos dos clientes que hoje consideram migrar da Netflix para outro serviço de streaming, pode esbarrar com algumas perguntas, como: O que há de melhor para assistir nas demais plataformas? E qual seria o melhor custo-benefício?
Para ajudar nessas respostas, listamos as melhores produções disponíveis em cada um dos principais streamings no Brasil e apontamos os preços das assinaturas mensais. Confira abaixo:
O catálogo da Amazon Prime Video conta com um vasto catálogo de séries de sucesso. Na lista das produções mais vistas da plataforma, consta a ácida e bem-humorada The Boys, que propõe uma sátira ao universo dos super-heróis da Marvel e da DC. Na série criada por Eric Kripke, a Terra é habitada por super-heróis que são um inspiração para a humanidade. Porém, esses protetores têm um lado sinistro que a maioria das pessoas desconhece. Se eles usam seus poderes para o mal, Hughie, Billy e o resto do time devem detê-los.
Não há como falar sobre as produções originais da Amazon Prime Video sem citar aquela que é a série mais cara já produzida na história. A trama de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” se desenrola milhares de anos antes dos eventos da celebrada trilogia de filmes de Peter Jackson e conta a história por trás da forja dos vinte anéis mágicos surgidos na Segunda Era da Terra Média.
Para os fãs de séries que misturam drama e comédia, a dica é a charmosa e espirituosa “The Marvelous Mrs. Maisel”. Na trama, que se passa em 1958, a vida de Midge está nos eixos: marido, filhos e um apartamento no Upper West Side. Até que um dia a vida dela dá uma reviravolta, e ela pensa no que mais sabe fazer. Tornar-se uma comediante é uma escolha inusitada para todos, exceto para ela.
Dentre as produções mais recentes, uma boa opção é a elogiada série “Enxame”. Nesta trama de suspense e humor sombrio criada por Janine Nabers e Donald Glover, o telespectador mergulha na obsessão de Dre (Dominique Fishback), uma jovem fanática pela estrela do pop Ni’jah, vivida por Nirine S. Brown e inspirada na cantora Beyoncé. A obstinação da garota acaba acarretando situações sinistras.
No catálogo da Apple TV+ se destacam algumas das séries recentes mais bem avaliadas pela crítica especializada, como “The Morning Show”, estrelada por Jennifer Aniston e Reese Witherspoon. A série dramática que explora o implacável mundo do noticiário matinal é contada sob a perspectiva de duas mulheres complexas que, além de terem que lidar com os perigos ocultos em suas prestigiadas profissões, enfrentam crises na vida pessoal.
Outra boa produção original da Apple TV+ é a minissérie “Black Bird”, Inspirada em uma história real. Quando Jimmy Keene começa a cumprir uma sentença de 10 anos de prisão, ele recebe uma oferta incrível: se ele conseguir obter uma confissão do suspeito de assassinato Larry Hall, Jimmy será libertado. Completar esta missão torna-se o desafio de sua vida.
Vale destacar também uma estreia recente: “Silo”. A história, que mantém o telespectador com os olhos grudados na tela, se passa em um abrigo subterrâneo ao redor de uma paisagem destruída e ameaçadora. Em um futuro com poucos sobreviventes, uma comunidade resiste dentro de um silo subterrâneo. Confinados, homens e mulheres vivem sobre rígidas regras, cercados por segredos e mentiras.
Mas sem sombra de dúvidas o grande destaque do catálogo da Apple TV é a instigante e surpreendente série “Ruptura” (Severance), que estreou fazendo muito barulho e rapidamente dominou as rodas de conversas entre aficcionados por séries. Na história, funcionários de uma grande corporação passam por um experimento que separa suas memórias pessoais e profissionais. Por trás disso, há segredos obscuros que a empresa esconde. Mark S é um dos participantes do experimento e, ao ser abordado por um ex-colega demitido, começa a descobrir uma grande conspiração. A trama é cheia de mistério e suspense.
Assinantes do Disney + tem acesso livre a todas as clássicas animações da Casa do Mikey, de ‘Branca de Neve e Os Sete Anões’ a Frozen. Também entram nesse pacote os celebrados filmes da Pixar, que parecem conter uma fórmula mágica para divertir e emocionar tanto as crianças quanto os adultos. Nesse filão, se destacam dois dos mais recentes lançamentos do estúdio, os filmes ‘Encanto’ e ‘Red- Crescer é uma Fera’.
Os fãs de quadrinhos também não ficam de fora da festa, pois tem a oportunidade de assistir todos os filmes e séries da Marvel. Quem também sai ganhando são os fãs de Star Wars, que podem maratonar todos os filmes, séries e animações da franquia. Boas sugestões para este público são as elogiadas séries Andor e The Mandalorian.
Outro grande destaque do Disney + é o filme arrasa-quarteirão “Avatar – O Caminho da Água”, continuação do blockbuster de James Cameron que recebeu nove indicações ao Oscar em 2010.
Os fãs de telenovelas encontram um lar confortável no Globoplay, pois o serviço de streaming da Globo oferece, além de todos os jornalísticos, reality shows e programas de entretenimento da emissora de TV carioca, um vasto e rico catálogo de novelas que viraram febre nos lares brasileiros, desde a cultuada primeira versão de “Selva de Pedra” (1972) à sempre lembrada “Avenida Brasil” (2012).
No Globoplay, os noveleiros de plantão também são contemplados com produções originais que tem causado furor nas redes sociais, à exemplo de “Todas as Flores”, criada pelo mestre da teledramaturgia João Emanuel Craneiro. Na trama, Maíra (Sophie Charlotte) é uma jovem que foi criada pelo pai acreditando que Zoé (Regina Casé), sua mãe, tivesse morrido. Uma mentira que seu pai contou para protegê-la do desprezo da mãe. Anos depois, Zoé reaparece pedindo perdão, mas seu verdadeiro objetivo é usar Maíra para salvar a vida da filha mais nova, a inescrupulosa Vanessa (Letícia Colin).
Mas nem só de novelas vive o catálogo do Globoplay. A plataforma ainda dispõe de um pacote de séries originais que aos poucos vem conquistando um público fiel. Se destacam entre essas produções “Aruanas” e “Sob Pressão”, que entretém na mesma medida que promovem pertinentes críticas sociais.
Além destas, vale conferir a série “Os Outros”, que estreou colecionando elogios da crítica. A produção mostra o embate entre os casais de vizinhos Wando (Milhem Cortaz) e Mila (Maeve Jinkings); e Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomás Aquino), por conta de uma briga de seus filhos, Rogerio (Paulo Mendes) e Marcinho (Antonio Haddad), gerando consequências absurdas.
A HBO Max oferece uma seleção diversificada de séries de alta qualidade, a exemplo das clássicas “The Sopranos” e “The Wire”, que inscreveram seus nomes entre as maiores produções televisisvas de todos os tempos. Além delas, há também séries mais recentes, mas não por isso menos celebradas, como as épicas “Game of Thrones” e “A Casa do Dragão” (House of The Dragon), que adaptam as histórias contadas nos livros da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R.R. Martin. Ambas as produções apresentam tramas complexas e reviravoltas surpreendentes.
Outra série da HBO que vem arrebanhando fãs é “The Last of Us”, que adapta a famosa franquia de videogames, apresentando uma história pós-apocalíptica envolvendo zumbis e sobrevivência. Com personagens profundos e uma narrativa emocionalmente poderosa, essa série protagonizada por Pedro Pascal e Bella Ramsey é um dos grandes destaques na HBO Max.
Para fechar as indicações da HBO Max , a série que que chegou à sua temporada final com ares de obra-prima: “Succession”. O show criado por Jesse Armstrong mergulha no mundo impiedoso dos ricos e poderosos. Acompanhando a família Roy em uma luta pelo controle de um império de mídia, a série revela intrigas familiares e jogos de poder de maneira viciante e fascinante.
A Star+ oferece uma ampla variedade de séries para os amantes de entretenimento, e três das melhores opções disponíveis são “Em Nome do Céu”, “Candy” e “The Bear”.
Para os fãs de True Crime, a instigante minissérie “Em Nome do Céu” (Under the Banner of Heaven), estrelada por Andrew Garfield, é um prato cheio. A trama se baseia em um assutador caso real que dominou os noticiários dos Estados Unidos nos anos 1980: os brutais assassinatos de Brenda Wright Lafferty, mulher fiel à religião mórmon, e de Erica, sua filha de apenas 15 meses. A tragédia não apenas abalou a família da vítima como revelou uma célula de mórmons cujo fanatismo levou pessoas comuns a cometerem atrocidades.
Outra boa produção do gênero é a minissérie “Candy”, que traz Jessica Biel na pele de Candy Montgomery, uma dona de casa e mãe que sempre fez tudo certo, até se envolver em um caso extraconjugal com o marido de sua melhor amiga, Betty Gore (Melanie Lynskey). O confronto entre as duas mulheres termina em assassinato e tragédia.
Mas se você não é tão fã de série baseadas em crimes, também há ótimas alternativas de entretenimento na Star+, como a série absurdamente criativa criada por Christopher Storer (Ramy). A história de “O Urso” (The Bear) nos apresenta a Carmen Berzatto (Allen White), um renomado chef de cozinha que trabalha no melhor restaurante de Nova York até que recebe a notícia de que seu irmão tirou a própria vida, deixando como herança a antiga lanchonete italiana da família em Chicago. O Urso retrata os bastidores caóticos de uma cozinha profissional com impressionante realismo.
*Os valores apresentados neste texto podem variar de acordo com as atualizações nas tabelas de preços das plataformas de streaming.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…
Este filme que fez enorme sucesso nos cinemas e agora está disponível na Netflix retrata…
Theo, de 10 anos, esteve com o pai no show do Linkin Park em São…