Quem é o brasileiro que não conhece, já teve ou ainda tem um filtro de barro?
Segundo pesquisas publicadas no livro “The Drinking Water Book”, o tão conhecido filtro de barro dos brasileiros é, provavelmente, o melhor sistema de purificação de água do mundo.
A explicação para isso é que, através de sua câmara de filtragem, feita de velas de cerâmica, ele é capaz de remover impurezas com eficiência, além de conter a presença de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo e até mesmo um parasita causador da criptosporidiose.
Essa eficiência é resultante do processo de filtragem por gravidade, em que a água passa pelas velas e goteja lentamente para o reservatório inferior. Exatamente o que não acontece nos fluxos de torneiras ou em tubulação, já que a pressão é quem impulsiona o fluxo da água. Por isso, microrganismos e sedimentos acabam passando pelo sistema e se depositando nos copos. Além disso, as pesquisas também mostraram que os sistemas mais modernos de filtragem não são capazes de impedir a presença de elementos perigosos como o flúor e arsênico, por exemplo.
A qualidade da água, entretanto, varia conforme a manutenção do filtro, que precisa ser limpo e ter suas velas trocadas regularmente. Também é essencial que produtos químicos ou de limpeza não sejam utilizados nesse processo. E, o mais importante, é preciso tomar cuidado com os encanamentos, torneiras e caixas d’água da casa, a fim de garantir que a água colocada ali seja própria para consumo.
***
E você, ainda possui um filtro desses? Comente conosco!!!
Com informações de Jornal da Ciência