Matheus Pavlak, jovem fisiculturista de apenas 19 anos, foi encontrado morto em sua residência em Blumenau, Santa Catarina, no domingo (1º), após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O caso chocou a comunidade local e especialmente o mundo do fisiculturismo, onde Pavlak começava a se destacar.
A trajetória do jovem atleta começou em 2019, quando Matheus decidiu iniciar a prática de exercícios físicos devido à obesidade. De acordo com seu ex-treinador, Lucas Chegatti, a mudança de estilo de vida veio acompanhada de um crescente interesse pelos treinos, que se intensificou em 2022, após um emagrecimento significativo. Nesse ano, Pavlak passou a encarar o fisiculturismo de forma mais séria, direcionando seus esforços para as competições.
“Ele começou ali por 2019 a treinar mais pesado por conta da obesidade. Em 2022, quando nos conhecemos, alinhamos os treinos e começamos a visar o campeonato”, relembra Chegatti, que foi responsável por orientar Pavlak em sua preparação para as competições.
Nas redes sociais, Matheus compartilhava sua rotina de treinos e as mudanças físicas que alcançou ao longo dos anos. Sua dedicação foi recompensada em novembro de 2022, quando conquistou o primeiro lugar na categoria Bodybuilder Júnior em uma competição local, onde competiu ao lado de seu treinador.
Além de sua disciplina nos treinos, Matheus Pavlak era conhecido por seu caráter afetuoso e determinado. Segundo Chegatti, o jovem, filho do 2º Sargento da Polícia Militar de Santa Catarina, Joel Marcelino Pavlak, era querido por todos na academia. “Não tinha uma pessoa sequer que não gostava dele na academia. Ele era muito amoroso, atencioso, um cara extremamente obcecado e determinado em vencer. Ele tinha uma mente de campeão”, destacou o treinador.
O velório e o sepultamento de Matheus Pavlak ocorreram na segunda-feira (2), com a presença de familiares, amigos e colegas de academia, que prestaram suas últimas homenagens ao jovem que, apesar da curta trajetória, deixou um legado de perseverança e inspiração.