Aos 83 anos, um idoso cego por quatro décadas voltou a enxergar graças a uma cirurgia inédita realizada no Hospital Molinete, em Turim, na Itália. Após perder a visão de um olho e, em seguida, do outro, o paciente já havia perdido as esperanças de recuperar sua visão.
O procedimento, que durou cerca de quatro horas, consistiu em uma abordagem única e promissora. Utilizando parte da estrutura do olho esquerdo, que possuía cegueira irreversível, os médicos conseguiram devolver a visão ao olho direito, afetado por pseudopenfigoide ocular, uma doença que afeta a córnea e a superfície ocular.
O cirurgião de retina, Professor Michele Reibaldi, diretor da Clínica Universitária de Oftalmologia, juntamente com o Professor Vincenzo Sarnicola, presidente e conselheiro da Sociedade Italiana de Córnea e Superfície Ocular, realizaram a operação com maestria.
Após duas semanas da cirurgia, o paciente pôde finalmente enxergar novamente com o olho direito. O impacto foi emocionante, já que ele conseguiu reconhecer pessoas e objetos, além de conseguir se movimentar de forma independente.
Ao acordar e enxergar novamente, o paciente expressou sua gratidão, dizendo: “Quando acordei e comecei a ver o contorno dos meus dedos e da minha mão, foi como nascer de novo”.
A equipe médica responsável pelo procedimento está otimista quanto aos resultados, esperando que a visão restaurada permaneça estável a longo prazo. “Esperamos um sucesso duradouro porque o olho direito foi reconstruído com os olhos do próprio paciente, de modo que é potencialmente poupado dos problemas de rejeição que os pacientes transplantados podem experimentar”, observaram os médicos.
A filha do paciente também agradeceu aos médicos pela paixão e profissionalismo demonstrados durante todo o processo e expressou esperança de que, no futuro, cirurgias inovadoras como essa se tornem mais comuns e acessíveis a todos que necessitem.
Com informações de Dicas Online
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…
Os nomes próprios carregam mais do que apenas uma identidade. Eles revelam histórias, culturas e…