O fotógrafo australiano Craig Parry é um observador ávido e amante da vida selvagem marinha. Em seu Instagram, ele posta centenas de fotos de diferentes tipos de peixes, cetáceos, tartarugas marinhas, aves marinhas e moluscos.
Craig já capturou fotos de tubarões ferozes e até baleias gigantescas e calmas. Mas uma delas foi mais do que especial para o fotógrafo, porque é única. Um exemplar que poucas vezes foi visto e que, sempre que aparece, atrai a atenção de todos pelo seu aspecto impressionante.
É a baleia jubarte branca, Migaloo, com mais de 12 metros de comprimento. Um cetáceo que foi observado nadando com outra baleia nas águas de New South Wales, na Austrália. A primeira vez que Craig a encontrou foi em 2016, a seis quilômetros de Cape Byron. Um encontro que o marcou para sempre.
“A oportunidade de fotografar Migaloo foi única na vida para mim (…). Momentos raros como este ajudam a conectar a humanidade à natureza e inspiram as pessoas a apreciar nossos oceanos (…). Comecei em uma praia chamada Brunswick Heads, e a maioria das fotos foram tiradas em águas perto do Cabo Byron, que é o ponto oriental do continente australiano (…). Usei um Sony Alpha A7 II e uma lente olho de peixe para fotografar esse encontro que durou trinta minutos. Espero poder conversar com meu velho amigo novamente em algum momento”, conta Craig Parry para LaDbible .
Migaloo é uma rara baleia jubarte que foi vista pela primeira vez em 1991 e é bem conhecida por sua cor extremamente estranha. Existe uma teoria de que este cetáceo é um albino, mas como os testes científicos ainda não foram realizados, por enquanto é denominado “hipopigmentado”.
Esta baleia se tornou tão conhecida na Austrália e no mundo, que as autoridades de Queensland introduziram uma legislação especial para evitar que ela fosse perseguida. Quase US $ 12.000 é a multa para navios que se aproximam a 500 metros dela. Uma multa fundamental para protegê-la.
Craig respeitou essa regra, não aproximando seu barco a mais de 500 metros da baleia, ele entrou no mar e mergulhou para ficar mais próximo do animal e depois de tirar as fotos, só deu partida quando teve certeza de que Migaloo estava à distância necessária de seu barco.
Seu nome, Migaloo, significa “homem branco” e foi dado a ela pelos anciãos aborígines. Atualmente esta baleia jubarte deve ter aproximadamente 40 anos e estima-se que viva pelo menos mais 10 anos. O animal que é considerado uma das baleias mais conhecidas do mundo, mas que poucos tiveram a sorte de ver.
Com informações de UPSOCL
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…