Viralizou recentemente nas redes sociais um vídeo capaz de intrigar a qualquer um que o assista. Nas imagens, um gato é visto pulando do quinto andar de um prédio em chamas e caindo em pé. Depois disso, o bichano ainda sai andando como se nada tivesse acontecido.
O feito exibido no vídeo se explica pelo fato de que os gatos dispõem do sistema nervoso afiado que realmente é capaz de sempre ‘endireitar’ o corpo do animal quando ele está de cabeça pra baixo.
Vale destacar que a ciência ainda não pé capaz de entender com exatidão o sistema de queda dos gatos. Entretanto, sabe-se que os gatos possuem um sistema vestibular similar aos dos humanos (o que mantém o nosso equilíbrio) capaz de sempre colocá-los na posição correta para cair com seus pés no chão.
As patas dos gatos fazem um efeito paraquedas, o que colabora para reduzir o impacto da queda e consegue aliviar os efeitos da força da queda.
Seguindo uma ordem cerebral para que seu corpo fique na posição correta, os gatos passam a girar sua cabeça, as costas e então o rabo. Dessa maneira, eles conseguem, caso haja tempo hábil, cair de pé. A realidade é que os cientistas não entendem direito como eles conseguem controlar seu corpo durante a queda. Se antes se suspeitava do rabo, posteriormente foi verificado que gatinhos sem rabo também caem sempre em pé.
“O primeiro movimento é a rotação da cabeça na direção da posição correta, seguida da rotação da porção superior do corpo. Por fim, há a rotação da parte inferior”, diz o veterinário Gelson Genaro à Mundo Estranho.
***
Redação Conti Outra, com informações de Hypeness.
Fotos: Reprodução.
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…