A TV Globo vem promovendo demissões em massa no setor de jornalismo do Rio de Janeiro desde a última quarta-feira (05/04) sob a justificativa de manter “o processo de transformação e evolução” e “disciplina de contas”. Profissionais de renome como Giuliana Morrone, César Galvão e Fabio Turci estão entre os jornalistas dispensados pela emissora carioca.
As demissões se iniciaram no Rio de Janeiro e, em seguida, profissionais de São Paulo, Recife, Brasília e Belo Horizonte também foram dispensados,
Após a onda de desligamentos, a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) reprovou a atitude da emissora e anunciou que pediu uma reunião emergencial para discutir as demissões.
Através de uma nota publicada em seu site oficial, a FENAJ aponta etarismo (preconceito de idade) nas demissões que ocorreram em diversas praças do grupo Globo. “Em reunião realizada com profissionais da emissora, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo salientou que a posição da entidade é a luta contra qualquer demissão, com a categoria resistindo coletivamente a esse verdadeiro desmonte de nossa profissão”, diz um trecho da publicação.
“Fica evidente também a posição etarista da empresa, com a demissão sumária de profissionais com décadas de experiência”, complementa a organização.
A FENAJ anunciou ainda que irá abrir um canal de comunicação com a TV Globo para tentar frear demissões de jornalistas.
***
Redação Conti Outra, com informações da Isto É.
Crédito da imagem de capa: Reprodução
Um filme intensamente sedutor para assistir no conforto da sua privacidade depois de colocar as…
Esta série não sai do TOP 10 da Netflix desde a sua estreia; saiba os…
Se você já presenciou um casal adulto conversando em tons infantis, com vozes suaves e…
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…