JORNALISMO

Grupo de 250 super-ricos reivindica pagar mais impostos: “Queremos ser taxados”

Na última quarta-feira (17), um grupo formado por mais de 250 bilionários e milionários publicou uma carta exigindo que a elite política global, reunida nesta semana do Fórum Econômico Mundial de Davos, aumente os impostos sobre suas fortunas, com o intuito de combater as desigualdades e possibilitar melhoras nos serviços públicos às populações em todo o mundo.

“Estamos surpresos que vocês fracassaram em responder a uma simples pergunta que estivemos fazendo durante três anos: quando vocês vão taxar a riqueza extrema? Se os representantes eleitos nas principais economias do mundo não adotarem medidas para lidar com o aumento dramático da desigualdade econômica, as consequências continuarão a ser catastróficas para a sociedade”, diz a carta aberta assinada pelos milionários e bilionários.

“Nós somos as pessoas que investem em startups, moldam os mercados de ações, fazem os negócios crescerem e fomentam o crescimento econômico sustentável. Somos os que mais se beneficiam do status quo. Mas a desigualdade atingiu um ponto de inflexão, e os custos dos riscos à nossa estabilidade econômica, social e ecológica são graves, e aumentam a cada dia. Em suma, precisamos de ação já.”, diz outro
trecho de carta assinada por 250 multimilionários.

No grupo de signatários de carta estão pessoas ricas de 17 países, incluindo a herdeira do império Disney, Abigail Disney; o ator e roteirista Simon Pegg; Valerie Rockefeller, herdeira da dinastia de sua família; Ise Bosch, neta do industrial alemão Robert Bosch e o músico e compositor Brian Eno, além do ator Brian Cox, intérprete do bilionário Logan Roy na premiada série “Succession”.

João Paulo Pacifico, fundador do grupo de investimentos Gaia, é o único brasileiro na lista. Ele atualmente investe em projetos sociais e colabora com as cooperativas do Movimento dos Sem Terra (MST).

“Nosso pedido é simples. Nós, os muito ricos em nossa sociedade, queremos ser taxados por vocês. Isso não vai alterar fundamentalmente o nosso padrão de vida, tampouco prejudicar nossas crianças ou afetar as economias de nossas nações. Irá transformar a riqueza extrema e improdutiva em investimento em nosso futuro democrático comum”, expressa o documento.

A carta, intitulada Proud to pay (“Orgulhosos em pagar”), deverá ser entregue diretamente aos líderes mundiais reunidos em Davos.

Segundo uma pesquisa recente, 74% dos super-ricos apoiam pagar mais impostos sobre suas fortunas para ajudar a combater a crise no custo de vida e melhorar os serviços públicos.

***
Redação Conti Outra, com informações do Notícias UOL.
Foto destacada: Reprodução.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

15 filmes fantásticos baseados em histórias que são reais

Filmes baseados em fatos reais são bons por, pelo menos, dois motivos. Em primeiro lugar, fazem com…

10 horas ago

Adolescência: Delegada revela códigos ocultos nos emojis usados na minissérie

“Os emojis são usados por grupos reais de jovens , muitas vezes como códigos velados…

22 horas ago

Mais uma ótima série de época na Netflix para quem sente falta de Bridgerton

Esta série disponível na Netflix tem sido comparada a outras produções de época, como "Bridgerton",…

23 horas ago

Luana Piovani expõe estratégia para não falir após multas por citar Pedro Scooby

A atriz abriu o jogo sobre as dificuldades que enfrentou durante o período em que…

2 dias ago

Novo filme romântico da Netflix é caloroso como um abraço e profundamente emocionante

Um filme que vai te conquistar logo nos primeiros minutos e te conduzir a uma…

2 dias ago

Mani Reggo, ex de Davi Brito, impressiona ao surgir de biquíni após abdominoplastia e 16 quilos a menos

Mani Reggo, de 42 anos, compartilhou, nesta terça-feira (25), um álbum de fotos na praia…

3 dias ago