Há seis problemas de saúde que pode identificar só ao olhar para o rosto

Se mudou para uma alimentação mais saudável ou deixou de fumar, provavelmente reparou que a sua pele ganhou um aspeto muito mais saudável, isto porque a saúde interior reflete-se em todo o seu exterior. Por isso, é lógico que, caso sofra de algum problema, a pele também se ressinta de alguma forma.

Perceber os sinais apresentados no rosto é, muitas vezes, um primeiro passo essencial para diagnosticar algum problema. Antes de a pele ser exposta à agressão solar, que pode confundir os sinais apresentados na pele, atente nos seis casos referidos pelo El Confidential.

Pele rosada: há quem tenha naturalmente tendência para uma pele mais rosada, mas quando é em excesso ou repentino, pode significar falta de alguma vitamina, sendo necessário analisar toda a dieta alimentar a seguir.

Acne: É o reflexo de alterações hormonais, daí que seja muito comum nos adolescentes. Já no caso de adultos, o acne pode significar agressões por uma bactéria ou excesso de pele morta. O uso de antibióticos será, à partida, suficiente para tratar o problema a que se deverá conjugar uma boa limpeza, mas com cuidado já que exfoliação em excesso pode aumentar os poros, o que propicia a acumulação de sujidade

Pigmentação: O excesso de pigmentação deve-se à elevada produção de melanina, que pode acontecer aquando da alteração hormonal, algo que normalmente acontece na fase da gravidez, mas também na toma da pílula. Para evitar a concentração de melanina em excesso, há suplementos vitamínicos que ajudam, sendo também essencial a proteção solar

Desidratação: deve-se à falta de água na pele que, além de carecer do consumo direto de água, precisa também de um creme que não seja à base de óleos mas sim de soro. A par do creme mal escolhido, stress e má alimentação também contribuem para este problema, que se apresenta como pele rugosa e pouco saudável.

Pequenas rugas: sinal inevitável do tempo, há aspetos que podem acelerar o processo do envelhecimento da pele nomeadamente o excesso de açúcar e a exposição solar sem cuidados que diminuem a elasticidade da pele.

Milia: São os pequenos pontinhos brancos que surgem principalmente em redor dos olhos. São poros entupidos com gordura que surgem pela impossibilidade de a pele se exfoliar naturalmente, algo que se deve à falta de minerais ou alguma vitamina. Uma vez mais, atentar na alimentação praticada para perceber se há défice de algum nutriente será a melhor forma de garantir uma pele cuidada.

***

Com informações de Notícias ao Minuto







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.