Você já percebeu como a distância amplia as qualidades de alguém que, por alguma razão, saiu da nossa vida? É como se tudo aquilo que incomodava fosse se distanciando da realidade, perdendo a força e, chegando a ficar praticamente irrelevante. As qualidades são ampliadas, como se fossem vistas com lentes de aumento, enquanto os defeitos são percebidos com olhos míopes.
Em contrapartida, a convivência tende a evidenciar os defeitos do outro, deixando as virtudes meio embaçadas. Na convivência rotineira, os defeitos são maximizados e as qualidades vistas com olhos míopes. Aquilo que o parceiro possui de positivo, passa a ser visto como obrigação, nem sempre despertando o nosso devido reconhecimento.
Há casos em que, de fato, a percepção ampliada acerca dos atributos positivos do ex- parceiro é real. Ou seja, a pessoa era mesmo incrível, mas, suas virtudes não foram devidamente valorizadas ou mesmo percebidas. Então, pode acontecer uma reconciliação e o relacionamento ganhar um outro formato e prosperar. Há casos em que uma ruptura atua como uma ferramenta poderosa, possibilitando uma ressignificação da antiga relação numa outra muito gratificante.
Por outro lado, há, também, casos em que a pessoa enxerga o que nunca existiu, movida pela carência e pela saudade. Ela passa a romantizar as migalhas que recebia no ex relacionamento como se fossem verdadeiros banquetes. Ela se esquece de que ela mais chorava do que sorria. Esquece que a traição era uma rotina, que não era valorizada, enfim, pode ser que se esqueça até das agressões físicas, há casos.
É preciso cautela para não meter os pés pelas mãos vendo amor onde nunca existiu. É necessário se esforçar para buscar na memória cada motivo que fomentou o fim do relacionamento e mostrar ao coração que não é possível deferir o pedido dele. O coração tem preguiça de pensar, então, que a razão faça o papel dela, direito. Mas, é possível também que o coração enxergue uma realidade que o comodismo nunca parou para perceber quando a convivência existia, vale a pena colocar tudo na balança e, ouvir os dois lados.
***
Photo by David Bartus from Pexels
Se você é fã de dramas intensos e de narrativas cheias de adrenalina, não pode…
Se você é um amante do café, provavelmente já viveu a experiência de receber um…
A ex-dançarina do 'É o Tchan' resolveu remover o ácido hialurônico aplicado em seu rosto…
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…