A harpia, segundo a wikipedia, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 12 quilos. Antes ela existia em quase todo o Brasil, mas hoje muitos estados já não possuem mais relatos de suas aparições.
Recentemente, entretanto, durante uma pescaria, o paranaense Francisco Hamada, que é observador e fotógrafo de aves, foi surpreendido por uma visão rara e engrandecedora: uma harpia.
À princípio, Francisco relatou para o G1 que não identificou que ave era.
“Ela estava de costas e de repente virou para a câmera. Foi quando gritei: ‘Harpia, harpia! Não pode ser, não existe harpia por aqui’. Sabia que seria o primeiro registro para a região e fiquei muito emocionado”, lembra com detalhes o engenheiro agrônomo, que na hora teve dúvidas sobre a identificação da ave. “Não tinha absoluta certeza se era uma harpia. Talvez pela distância ela parecia ser menor, o que me confundiu”, diz.
“Primeiro fotografei a ave pousada no alto de um jerivá. Depois de uns seis minutos ela alçou voo para outra árvore, 300 metros mais distante, e pousou novamente, dessa vez com a cabeça encoberta pelas folhagens. Ficou uns três minutos e voou para bem longe, fora de nossas vistas”, completa Francisco.
Parabéns ao fotógrafo que fez a captura da imagem. Parabéns a natureza que sobrevive ao homem apesar de tudo que ele faz.
Abaixo, uma reportagem sobre a espécie para quem ficou curioso e quer saber mais:
Sobre a imagem de capa: tomamos a liberdade de realizar uma montagem de fotografia de matéria R7 com a fotografia de Francisco Hamada com o objetivo de mostrar didaticamente a proporção entre o tamanho da ave e do homem.