saúde

Herói do dia: Enfermeiro cubano salva bebê usando método da “mãe canguru”

A implantação de medidas de distanciamento e isolamento social, preconizadas pela OMS, tem sido fundamental para conter a taxa de infecção do novo coronavírus pelo mundo.

Além disso, paralelamente, busca-se uma vacina para conter definitivamente essa pandemia, com cinco imunizações já na fase três dos testes, sendo elas desenvolvidas em China, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos.

No entanto, é preciso falar também sobre a solidariedade internacional, afinal têm sido muito importante a ajuda enviada por países com mais recursos ou com mais disponibilidade do que demanda interna, a países em situação desfavorável no combate à Covid-19. Um bom exemplo disso são os profissionais de saúde cubanos, enviados pelo próprio país para cuidar de pessoas em situação de vulnerabilidade em outras nações.

O enfermeiro cubano José Alberto Oliva é um destes heróis da pandemia. Ele se tornou notícia há dois dias ao salvar a vida de um recém-nascido de 28 semanas .

José Alberto Oliva / Facebook

O menino infelizmente veio ao mundo depois que sua mãe faleceu de coronavírus na província de Ouargla, na Argélia, e ele também se encontrava em situação crítica devido à mesma doença. Mas, felizmente, o pequenino teve a sorte de José ser o profissional de saúde designado para cuidar dele. O profissional utilizou o método conhecido como “pele a pele” dando-lhe a atenção necessária para a sua melhora.

Tele Pinar

Esse tratamento também é denominado “mãe canguru” devido à sua semelhança com o desenvolvimento extra-uterino realizado pelos cangurus recém-nascidos. No caso dos humanos, é uma alternativa médica segura e eficaz, muito útil em áreas com poucos recursos, baseada no contato pele a pele entre um recém-nascido e um adulto.

José Alberto Oliva / Facebook

Essa abordagem é precoce, contínua e prolongada, fortalecendo assim o crescimento e a amamentação do bebê.

José Alberto Oliva / Facebook

Segundo a mídia local José Alberto Oliva também fazia parte da brigada cubana do contingente internacional Henry Reeve, que se encontrava na África lutando contra o ebola, e mais especificamente em Serra Leoa. Originário da província cubana de Pinar de Río, hoje presta seus necessários e heróicos serviços na Argélia.

Que história linda de dedicação ao próximo, não acha?

***

Redação CONTI outra. Com informações de upsocl

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Quem procurar quando você está desesperado e não sabe em quem confiar?

Quando enfrentamos momentos de desespero e não sabemos em quem confiar, a busca por ajuda…

7 horas ago

A importância da hidratação na rotina dos gatos

Você sabia que uma boa hidratação é fundamental para a saúde do seu gato? No…

15 horas ago

Os Benefícios de Ter Passatempos para Lidar Melhor com as Doenças

A vida moderna, marcada por suas exigências e responsabilidades, frequentemente nos leva a um estado…

17 horas ago

Padre Fábio de Melo revela volta da depressão e pede orações: ‘Vontade de deixar de viver’

O Padre Fábio de Melo comoveu e preocupou os fiéis no último domingo (19) ao…

22 horas ago

Elon Musk faz gesto polêmico em discurso na posse de Trump

Durante seu discurso na posse de Donald Trump, Musk exaltou a vitória do republicano e…

24 horas ago

Por que o SEO On-Page é essencial para o sucesso do seu site

A otimização interna, ou SEO On-Page, representa o primeiro passo fundamental para garantir que o…

1 dia ago