Sadiman é um homem idoso da Ilha de Java, na Indonésia que conseguiu transformar sua aldeia propensa à seca em uma região rica em água subterrânea depois de plantar mais de 11.000 árvores ao longo de 19 anos.
O senhor conseguiu reverter os estragos da seca e do desmatamento na área com sua campanha para replantar árvores na montanha. O governo indonésio e várias organizações locais reconheceram seu trabalho, conseguindo plantar 250 hectares de floresta.
Situado na encosta sudeste do Monte Lawu, que está na área de fronteira das províncias de Java Central e Oriental, o morro foi severamente desmatado devido a extensas atividades madeireiras e uma série de incêndios florestais que ocorreram desde a década de 1960 até década de 1980.
O desmatamento extremo fez com que o rio Gendol, que costumava ser a única fonte de água para os moradores de Geneng, secasse rapidamente, expondo os residentes a uma grave crise de água que durou anos.
Como ele disse ao The Jakarta Post, a ideia de revitalizar a colina veio a Sadiman quando ele estava vagando. “Descobri que muitas seringueiras não produziam mais látex de borracha. Então percebi que a crise da água era extrema demais. Até os troncos das árvores secaram”, disse ele.
Mas esta iniciativa não é a primeira que Sadiman está promovendo para ajudar o meio ambiente. Desde 1996, ele tem encorajado os residentes locais a plantar mais árvores em Gendol Hill e, assim, conter a grave crise de água que afeta o vilarejo.
Um lindo trabalho!
Com informações de UPSOCL