As praias de várias regiões do México foram afetadas pela invasão da alga marinha conhecida como sargaço. Omar Vázquez Sánchez viu isso como uma oportunidade para ajudar sua comunidade, Puerto Morelos, no estado de Quintana Roo e decidiu transformar as algas em tijolos para construir casas resistentes com características térmicas.
Omar é presidente da empresa Blue Green México, um viveiro que trabalha há mais de seis anos com o sargaço como fertilizante.
O objetivo de Omar é aproveitar o excedente de um material que está afetando as praias do estado de Quintana Roo para construir casas de baixo custo para quem precisa.
O empresário mexicano comenta que o custo da construção pode ser até 50% menor que o de uma casa de adobe e que já iniciou um projeto de 10 casas que serão doadas aos necessitados.
Os tijolos são fabricados com a mesma técnica com que são fabricados os tijolos de adobe e no mesmo processo é possível eliminar o mau cheiro que o sargaço produz.
Esta invenção sustentável pode ajudar a fornecer um lar para pessoas pobres, ao mesmo tempo que remove a poluição das praias.
***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…