Na crise gerada pela pandemia de coronavírus no mundo, muita gente têm feito sua parte para ajudar aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. Um caso em específico chamou atenção da mídia nos últimos dias pela generosidade da sua oferta. Trata-se da doação de 80 bilhões de pesos colombianos (cerca de R$ 100 milhões), que serão destinados ao governo para ajudar a combater a Covid-19.
A soma impressionante da doação se justifica quando se sabe que a pessoa por trás de tão generosa oferta é o empresário e banqueiro Luis Carlos Sarmiento Angulo, que foi listado pela revista “Forbes” como a pessoa mais rica da Colômbia. Pela lógica, quem tem mais, oferta mais.
Segundo Angulo, que é proprietário do conglomerado financeiro Grupo Aval, os recursos financeiros serão distribuídos em três frentes que ele identificou como prioritárias para enfrentar a pandemia: a aquisição e distribuição de mercados para a população mais vulnerável, a compra de 300 mil kits para testes de diagnóstico para detectar o coronavírus, e, por último a compra de ventiladores para o cuidado de pacientes com insuficiência pulmonar.
Em carta enviada ao presidente da Colômbia, Ivan Duque, o empresário declarou:
“A prevenção, por um lado, e a eficácia do diagnóstico e tratamento das pessoas afetadas depende diretamente da capacidade de reação das instituições responsáveis, daí a importância de reforçar a infraestrutura e insumos necessários para esse fim”.
A Colômbia registra até o momento 798 casos confirmados de infecção pelo vírus SARS CoV-2, com 14 pacientes falecidos e 15 pacientes recuperadas.
***
Redação CONTI outra. Com informações de Uol.