O vídeo que rodou o mundo e nos mostrou o desespero das pessoas durante a tomada de Cabul pelo Talibã mostra o avião decolando do aeroporto internacional da capital do Afeganistão.
As pessoas tentavam se pendurar na aeronave e, quando a decolagem acontece, a imagem mostra pessoas caindo depois que o avião que já estava no ar.
De acordo com uma agência de notícias afegã, uma das pessoas que caíram da aeronave norte-americana era um jogador de futebol do Afeganistão.
Zaki Anwari era um jogador que já chegou a fazer parte da seleção de base do país. Sua morte foi confirmada pelo Diretório Geral para os Esportes.
د افغانستان د بدني روزني او سپورټ عمومي ریاست تائید کړې، چې د فوټبال ملي لوبډلې لوبغاړی ذکي انوري د هغو سلګونه ځوانانو څخه یو ځوان و، چې د هېواد پریښودو غوښتونکي وه؛ هغه، چې ځان د امریکا پر پوځي الوتکې نښلولی و، له را غورزېدو وروسته مړ شوی دی.#ArianaNews pic.twitter.com/AIV7mmetGY
— Ariana News (@ArianaNews_) August 19, 2021
O aeroporto ainda está sob controle do exército norte-americano. Os voos civis e militares chegaram a ser suspensos, mas foram retomados.
Os Estados Unidos acusaram o Talibã de manter postos de controle ao redor do aeroporto internacional de Cabul e impedir a saída de afegãos que desejam abandonar o país. O governo americano pediu uma passagem livre no local.
Já uma autoridade do Talibã afirmou à Reuters que o grupo está “cumprindo sua palavra” e “facilitando a passagem de saída segura não apenas para estrangeiros, mas também para afegãos”.
Com informações de G1