Léo Lins, que integra o elenco do programa The Noite, do SBT, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 15 mil devido a piadas preconceituosas com uma mulher transexual.
As piadas foram veículadas em setembro de 2018. Na ocasião, o humorista fez uma gravação para divulgar um show em Jacareí (SP), na qual comparou a história da cidade com a da cabeleireira Whitney Martins de Oliveira.
“O povoamento da região só começou em 1652 com a chegada de Antônio Afonso, fundador de Nossa Senhora da Conceição da Parayba, que cresceu e virou Jacareí. Assim como Jurandir, que cresceu e virou Babalu”, disse Leo Lins, em referência ao antigo nome da cabelereira.
O vídeo termina com Leo Lins debochando de Whitney de novo ao sugerir que sua imagem fosse colocada no brasão da cidade. NEm ambos os casos, Lins utilizou a foto da vítima.
Whitney afirmou em depoimento à Justiça que o vídeo reforça o preconceito que ela sempre sofreu. A cabelereira também declarou que tem medo do comportamento das pessoas, “pois sabe o tipo de reação”, que essa forma de fazer “piada” pode provocar. Lins nega que tenha realizado “juízo depreciativo”.
A juíza Mariana Sperb destacou que, mesmo não tendo havido uma discriminação homofóbica textual, o humorista utilizou da condição de transexual para fazê-la de chacota. “O conteúdo do vídeo a tratou com zombaria e deboche”, ressaltou. Ainda em sua consideração a juíza afirma que Lins não poderia ter utilizado a imagem de Whitney sem sua autorização.
***
Redação Conti Outra, com informações de Catraca Livre.
Foto destacada: Reprodução/Redes sociais.
A cantora de 27 anos tem sido uma inspiração para muitos ao compartilhar sua jornada…
É óbvio que a qualidade do seu trabalho de pesquisa decide se ele será aceito…
O ator e diretor Ney Latorraca morreu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, no Rio…
O autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento presente desde a infância, muitas vezes permanece não diagnosticado…
Procurando um filme leve e divertido para assistir? "Amor com Data Marcada" (Holidate, no original),…
Procurando um filme leve, divertido e com uma pitada de reflexão para assistir neste Natal?…