Três idosos foram flagrados por câmeras de segurança furtando uma farmácia no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na madrugada de segunda-feira (9). O grupo causou ao estabelecimento um prejuízo estimado em R$ 70 mil, de acordo com o gerente do estabelecimento.
“Limparam todas as prateleiras. Só deixaram os genéricos e similares. Os medicamentos de referência todos foram levados”, disse Walace da Conceição.
Segundo o gerente, os idosos arrombaram os cadeados e colocaram os remédios em um veículo, estacionado na porta da farmácia, na Rua Barão do Bom Retiro. Ele relatou que o trio esteve na farmácia um dia antes da ação criminosa para fazer um mapeamento do local.
Medicamentos para artrose, colesterol, pressão e anticoagulantes foram os alvos da quadrilha.
A polícia agora trabalha para identificar os integrantes do grupo e investiga se mais pessoas participaram do furto. Um quarto homem, que não seria idoso, faria parte da quadrilha, segundo os agentes. Eles ainda investigam se eles participaram do furto a uma outra farmácia, em 2021, em Bonsucesso, também na Zona Norte do Rio. De acordo com os policiais, eles cometem crimes em farmácias da região.
O local sofreu danos e os investigadores analisam se a quadrilha possui um modus operandi.
De acordo com o gerente da farmácia no Engenho Novo, roubada na segunda, os idosos “não levaram outra coisa a não ser medicamentos” e “maquiaram” na hora de fugir.
“Quando saíram, deram a falsa impressão de que a porta estava trancada. Mas, quando eu fui abrir, eu vi os cadeados estourados e essa surpresa”, afirmou.
O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo).
***
Redação Conti Outra, com informações do g1.
Fotos: Reprodução.