curiosidades

Igreja construída em 390 d.C. é encontrada em lago na Turquia. As imagens das ruínas são magníficas.

Essa incrível descoberta já fazia parte de um estudo iniciado anos atrás. O arqueólogo chamado Mustafa Sahin da Universidade Bursa Uludağ, já estava à procura da estrutura há um bom tempo. Em 2014, ele recebeu as primeiras imagens aéreas que revelavam esse segredo submarino: as imagens permitem uma visão privilegiada dessas ruínas encontradas no lago Iznik, na Turquia.

“Quando vi as imagens do lago pela primeira vez, fiquei surpreso em conseguir ver tão bem a estrutura da igreja”, contou o pesquisador ao site Live Science. “Eu estava fazendo pesquisas de campo em Iznik desde 2006 e não tinha encontrado nada tão magnífico quanto isso por lá.”

Assim, com a ajuda do Museu de Arqueologia de Iznik, o arqueólogo coordenou as primeiras escavações aquáticas, que ocorreram em 2015. Durante o processo, Sahin e sua equipe encontraram várias moedas que remetem aos imperadores romanos Valente e Valentiniano II que governaram entre 364 a 378 d.C. e 375 e 392 d.C. respectivamente. Portanto, concluiu-se que a igreja tenha sido construída depois de 390 d.C. Além disso, a equipe também descobriu túmulos humanos abaixo da parede principal da basílica, a mais de três metros de profundidade.

Sahin, após seus anos de estudo, acredita que o monumento foi construído em homenagem ao santo Neophytos do Chipre, que foi morto pelos romanos em 303 d.C. Dez anos depois de sua morte, com o Édito de Milão, que estabelecia a tolerância religiosa, a figura dele passou a ser celebrada pelos católicos. A hipótese mais aceita é que após cerca de 400 anos após sua construção, a igreja tenha sido destruída por um terremoto e que seus escombros tenham afundado no lago com o passar do tempo.

E não para por aí, Mustafa também acredita que a Igreja é apenas cereja do bolo. Há a hipótese de que ela foi construída acima de um templo pagão dedicado ao deus grego Apolo, pois há registros de que o imperador Cómodo, que governou o império romano entre 180 e 192 d.C. construiu uma estrutura do tipo homenageando o deus naquela região.

Após a descoberta, o governo turco classificou o lago Iznik como o primeiro museu arqueológico aquático do país. Além disso, Sahin continua seus estudos para descobrir mais sobre essa antiguidade.

 

Com informações de Revista Galileu

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Noivos fazem casamento no cemitério e dividem opiniões na internet

Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…

10 horas ago

Igreja usa IA para simular Jesus em confessionário e gera polêmica

Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…

10 horas ago

“Eu comprava coisinhas na Shopee e hoje fecho publicidades de mais de R$ 30 mil”, diz Jeniffer Castro

Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…

22 horas ago

Você conhece o dorama proibido para menores que está escondido na Netflix?

A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…

1 dia ago

7 hábitos diários que podem estar te impedindo de seguir em frente

Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…

1 dia ago

Saiba qual é a posição ideal do ventilador para refrescar o ambiente

Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…

1 dia ago