Essa incrível descoberta já fazia parte de um estudo iniciado anos atrás. O arqueólogo chamado Mustafa Sahin da Universidade Bursa Uludağ, já estava à procura da estrutura há um bom tempo. Em 2014, ele recebeu as primeiras imagens aéreas que revelavam esse segredo submarino: as imagens permitem uma visão privilegiada dessas ruínas encontradas no lago Iznik, na Turquia.
“Quando vi as imagens do lago pela primeira vez, fiquei surpreso em conseguir ver tão bem a estrutura da igreja”, contou o pesquisador ao site Live Science. “Eu estava fazendo pesquisas de campo em Iznik desde 2006 e não tinha encontrado nada tão magnífico quanto isso por lá.”
Assim, com a ajuda do Museu de Arqueologia de Iznik, o arqueólogo coordenou as primeiras escavações aquáticas, que ocorreram em 2015. Durante o processo, Sahin e sua equipe encontraram várias moedas que remetem aos imperadores romanos Valente e Valentiniano II que governaram entre 364 a 378 d.C. e 375 e 392 d.C. respectivamente. Portanto, concluiu-se que a igreja tenha sido construída depois de 390 d.C. Além disso, a equipe também descobriu túmulos humanos abaixo da parede principal da basílica, a mais de três metros de profundidade.
Sahin, após seus anos de estudo, acredita que o monumento foi construído em homenagem ao santo Neophytos do Chipre, que foi morto pelos romanos em 303 d.C. Dez anos depois de sua morte, com o Édito de Milão, que estabelecia a tolerância religiosa, a figura dele passou a ser celebrada pelos católicos. A hipótese mais aceita é que após cerca de 400 anos após sua construção, a igreja tenha sido destruída por um terremoto e que seus escombros tenham afundado no lago com o passar do tempo.
E não para por aí, Mustafa também acredita que a Igreja é apenas cereja do bolo. Há a hipótese de que ela foi construída acima de um templo pagão dedicado ao deus grego Apolo, pois há registros de que o imperador Cómodo, que governou o império romano entre 180 e 192 d.C. construiu uma estrutura do tipo homenageando o deus naquela região.
Após a descoberta, o governo turco classificou o lago Iznik como o primeiro museu arqueológico aquático do país. Além disso, Sahin continua seus estudos para descobrir mais sobre essa antiguidade.
Com informações de Revista Galileu
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…