Mais uma notícia a ser muito celebrada por todos aqueles que se importam com o bem-estar dos animais: A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que vai oferecer gratuitamente a implantação de microchips em animais domésticos. A iniciativa integra o Programa Sisbicho, plataforma digital que viabiliza o Registro Geral de Animais (RGA) para o cadastro de cães, gatos e outros pets domésticos.
A medida, instituída pelo prefeito Marcello Crivella, é válida apenas para animais que já sejam castrados e visa garantir que cães e gatos comercializados ou doados tenham um microchip implantado.
Flávio Graça, que é médico-veterinário e superintendente de Educação Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio (Subvisa), disse que a implantação do chip de identificação é um procedimento rápido, quase indolor que não requer aplicação de anestesia. “O microchip é quase microscópico, cabe dentro de uma agulha que aplica o aparelho sob a pele”. explicou o veterinário.
Através do Sisbicho, os donos dos animais poderão fazer o cadastro online e gratuito dos animais domésticos com microchip, que terão carteira oficial de identificação com foto.
O registro contém dados como nome, raça, data de nascimento e o número do chip, que facilita o embarque dos bichos em voos e auxilia na localização de fugitivos, perdidos ou roubados.
A implementação da plataforma de cadastro de pets é uma parceria da Subvisa com a Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio).
Os estabelecimentos que não aderirem ao cadastro e implementação dos microchips estarão sujeitos a multas, interdições e perda da guarda do pet, além de outras punições previstas na Lei Municipal 6435, que garante a proteção e o bem-estar aos animais da cidade
***
Redação CONTI outra. Com informações de Uol
Photo by Sharon McCutcheon from Pexels