Eu poderia escrever por horas listando os benefícios da leitura para o ser humano. Em algum nível todos nós sabemos da importância de ler. Eu ando meio assustada com a forma com que crianças e adolescentes tem escrito nas redes sociais e levado essa forma de comunicação escrita para a vida. Sou contra o incorreto da língua portuguesa, porém talvez esse nem seja o maior benefício que a leitura nos dá. Além de ensinar a escrever corretamente e melhorar o vocabulário, a leitura estimula raciocínio, criatividade, memória, curiosidade, dentre tantos outros constructos e por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida.
Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil, porém pequenas ações podem fazer a diferença.
Para chamar a atenção das crianças pela leitura, há diversas atividades que os pais e outros familiares podem colocar em prática e, assim, fazer do ato de ler um momento divertido. No período da alfabetização, antes dela e um pouco depois também, especialistas sugerem que se misture a leitura com brincadeira, fazendo, por exemplo, representações da história lida, incentivando a criança a criar os próprios livros e pedindo que a criança ilustre uma história.
Seguem algumas dicas de especialistas sobre o que os pais podem (e devem) fazer:
– Transforme as idas a livrarias, bibliotecas e feiras do livro em um programa de fim de semana. Hoje, muitas livrarias e bibliotecas oferecem atividades aos finais de semana e esse programa ainda é de graça. Algumas livrarias, inclusive, têm espaços para leitura (sem que os livros precisem ser comprados!).
-Muitas crianças ficam frustradas por ler muito devagar em voz alta. Se este é o caso do seu filho, você pode ajudá-lo fazendo exercícios, como cronometrar o tempo que ele leva para ler um texto ou o trecho de um livro em voz alta. A atividade pode ser repetida várias vezes em dias diferentes e, assim, a criança vai poder comprovar o próprio desenvolvimento. Outra dica legal é fazer com que ele faça diferentes vozes para cada personagem – eles adoram!
-Incentive o seu filho a ler todas as noites. E, se ele ainda não for alfabetizado, conte histórias para ele antes de dormir. Por isso, é importante que ele tenha uma fonte de iluminação direta ao lado da cama, como um abajur. Uma ideia bacana é dar um presente para a criança nos fins de semana: permita que ela fique acordada até um pouco mais tarde para ler na antes de dormir.
-No seu tempo livre, procure fazer atividades com o seu filho que você possa relacionar com um livro. Uma ida ao zoológico, por exemplo, torna-se muito mais interessante depois que a criança leu um livro sobre o reino animal. E vice-versa: uma leitura sobre animais é mais bacana depois que a criança teve a oportunidade de ver de perto os bichinhos. E, assim como essa, há muitas outras maneiras de juntar passeios de fim de semana com a leitura: livro de experiências junto de uma visita ao museu de ciências, livro de história e passeio em local histórico, visita a museu de arte e um livro infantil sobre arte… As possibilidades são inúmeras!
-Não se preocupe se o livro escolhido pelo seu filho parecer infantil demais. Cada criança tem um ritmo diferente. O importante é que o livro esteja sempre presente. A criança costuma dar sinais quando se sente preparada para passar para um próximo nível de leitura, é só ficar atento.
-Proponha para o seu filho que ele faça o próprio livro. As crianças gostam de criar histórias, viver personagens, imaginar paisagens. Primeiro, peça que ele tire fotos (e imprima-as) ou recorte figuras de revistas antigas. Depois, a partir das imagens, peça que ele escreva uma história. Ajude-o a criar uma capa para o livro e, por fim, coloque-o na estante, junto com outros livros. Que criança não adoraria ter um livro de sua autoria na biblioteca de casa?
-Convide amigos e colegas de escola do seu filho para uma espécie de festa da leitura. No início, cada criança lê o trecho de um livro que pode até ser escolhido por eles (mas com orientação dos adultos). Depois de lida a obra, organize um debate sobre a história. Tudo isso pode ser feito durante uma tarde de sábado ou domingo, com direito a guloseimas que as crianças adoram, como cachorro-quente e chocolate quente (no fim de semana, pode!). Na infância, a leitura tem de estar ligada a uma atividade divertida.
-Concluída a leitura de um livro, os pais podem organizar peças de teatro baseadas na obra. Uma boa ideia é convidar outras crianças para participar da atividade. Os adultos podem ajudá-las a elaborar uma espécie de roteiro e pensar nas vestimentas e nos cenários a serem criados. Depois dos ensaios, a peça pode ser apresentada para um grupo de pais ou para toda a família. Também é interessante gravar com o celular ou uma filmadora a encenação da peça, para que depois a criança possa ver o próprio desempenho.
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…