Vencendo barreiras impostas pela nossa sociedade aos povos indígenas, a advogada Joênia Batista de Carvalho, mais conhecida como Joênia Wapichana, recebeu o principal prêmio de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Nova York. O mesmo prêmio já honrou grandes ícones da luta pelos Direitos Humanos, como a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que empreende uma verdadeira cruzada pelo direito das mulheres à educação; além do líder sul-africano Nelson Mandela, que foi um dos mais importantes nomes da luta contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid.
Joênia Wapichana, de 44 anos, nasceu na comunidade indígena Cabeceira do Truarú, na etnoregião Murupú, de etnia Wapixana. Sua trajetória é repleta de muitas lutas e também muitas conquistas. Em 1997, ela foi a primeira indígena a se formar em Direito no país. Em 2004, se tornou a primeira a ir até a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em Washington, para denunciar violações do Estado brasileiro.
Em 2008, Joênia se tornou a primeira a defender um caso no Supremo Tribunal Federal. Três anos depois, se tornou novamente a primeira a completar um mestrado em uma universidade dos Estados Unidos. E a lista de conquistas de Joênia cresceu ainda mais no mês de outubro, quando ela rompeu mais um paradigma ao se tornar a primeira mulher indígena a se eleger deputada federal no Brasil.
“Sempre fui minoria por onde passei”, diz a advogada em entrevista à BBC News Brasil. “Isso que me impulsionou a provar que somos capazes, que o indígena não é inferior e que basta ter uma oportunidade, que ele agarra.”
***
Redação CONTI outra. Com informações de BBC
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…
Homem que realizou ataque com explosivos esteve em acampamentos golpistas em Santa Catarina e deixou…