JORNALISMO

Influenciadora causa revolta entre seguidores ao associar mau cheiro à pele negra

Um comentário lido como racista fez a influenciadora digital Isadora Farias se tornar o centro de uma enorme polêmica nos últimos dias. Em seu perfil no Instagram, a jovem postou um vídeo em que aparece em uma farmácia e fala sobre higiene pessoal. Em dado momento do conetúdo, ela diz que tem problema com fortes odores na axila e, por isso, compra produto para pele negra.

“Quem me segue há mais tempo sabe que eu tenho sério problema com ‘cecê’, eu tenho que passar desodorante bom. Inclusive às vezes eu compro de pele morena a negra porque o negócio aqui é punk”, disse ela.

O comentário fez com Isadora fosse acusada de racismo por associar o mau cheiro à pele negra. “A fala dessa influencer diz muito sobre o pensamento da branquitude racista, essa não é a primeira vez que ouço isso e infelizmente não será a última”, lamentou operfil Ativismo Negro, no Instagram. “Por qual motivo o cheiro de suor ainda é tão atribuído a população negra de forma tão peculiar?”, questionou o perfil Africanize.

Quem também se manifestou sobre a polêmica foi a dermatologista Katleen da Cruz Conceição. Ela fez questão de esclarecer o assunto do ponto de vista clínico. “As glândulas apócrinas são maiores e em número maior na pele negra, além de produzirem maior quantidade de secreção (Hurley, Shelley, 1960). Isso não explica a diferença no odor, pois este depende da colonização bacteriana”, informou.

Devido à repercussão negativa de seu cometário, Isadora fez um pedido de desculpas na rede, sem no entanto admitir o erro. “Antes de falar qualquer coisa eu quero pedir perdão, que é mais do que desculpas, pra todas as pessoas que se sentiram ofendidas com aquilo que eu falei. Eu não sou essa pessoa racista, eu amo os negros, eu amo todas as pessoas e trato as pessoas com igualdade. Quem me conhece sabe, quem me segue e me conhece pessoalmente sabe da minha conduta, do meu caráter, das minhas crenças e eu jamais falaria qualquer coisa de maneira racista ou para ofender qualquer que seja a pessoa”, disse ela.

“Eu tenho amigos negros, colegas de trabalho negros, convivo com pessoas negras e por isso quero deixar mais uma vez registrado as minhas sinceras desculpas por esse mal entendido”, completou a influencer.

***
Redação Conti Outra, com informações de Isto É.
Foto destacada: Reprodução/Redes Sociais.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Homem é encontrado sem vida em cama de bronzeamento artificial após três dias desaparecido

A polícia está tentando desvendar o mistério por trás do óbito de Derek Sink, de…

16 horas ago

Menino sobrevive dentro de caixa térmica após naufrágio que tirou as vidas do pai e de quatro parentes

O garoto de 13 anos foi o único sobrevivente de um trágico naufrágio ocorrido em…

16 horas ago

Por que sonhamos que estamos morrendo?

Você já se perguntou o que pode estar por trás dos seus pesadelos mais angustiantes?…

1 dia ago

A série da Netflix que quebrou recordes: 801 dias no Top 10 Global

Se você ainda não assistiu "The Witcher", essa é a hora certa para mergulhar no…

1 dia ago

Romance que foi TOP 1 global na Netflix é apontado como sucessor de Crepúsculo

Este filme, que é baseado em um livro de enorme sucesso, rapidamente conquistou os assinantes…

1 dia ago

Filme “Ainda Estou Aqui” lidera bilheterias no Brasil com R$ 8,5 milhões arrecadados em 4 dias

O novo drama nacional "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda…

2 dias ago