A YouTuber tailandesa Phonchanok Srisunaklua causou uma enorme polêmica ao publicar um vídeo em que aparece tomando um ensopado de morcegos. Ela chegou a excluir o vídeo da plataforma e publicar um pedido de desculpas pela atitude, mas ainda assim foi presa e pode ser condenada a até 5 anos de detenção.
No controverso vídeo, a criadora de conteúdo gastronômico exibe a iguaria, brinca com o animal cozido, corta a carne cozida do bicho e se delicia com o prato que ainda trazia um caldo escuro e tomates cereja.
É possível ouvir a tailandesa mascando os ossos do morcego após pendurá-lo na frente da câmera para seu canal ‘Gin Zap Bep Nua Nua’, que significa ‘Comida picante e deliciosa’.
Segundo a polícia, Phonchanok foi presa na província de Sakon Nakhon pelas imagens envolvendo uma espécie de morcego protegida.
Em resposta à polêmica e às acusações, a influenciadora disse: “Peço perdão a todos. Não acho que o que fiz foi imprudente, mas pode ser uma coisa ruim e peço desculpas a todos os seguidores que estão decepcionados comigo. Desculpe por fazer vocês se sentirem mal com o que eu fiz. Não sei se vocês vão me perdoar pelo que fiz. Eu não pensei nisso antes. Eu realmente sinto muito. Eu sinto muito. Lamento, sociedade. Estou errada”.
A youtuber afirmou à polícia que comprou os morcegos em um mercado perto da fronteira tailandesa com o Laos. Por muito tempo morcegos foram associados ao início da pandemia de Covid-19.
Segundo especialistas, não é possível afirmar que qualquer tipo de vírus, bactérias ou protozoários possam ser extinguidos do corpo do animal mesmo ele tendo sido introduzido em água fervente.
Thai blogger faces five years in jail for videoing herself eating a WHOLE BAT in a bowl of soup – after viewers said she risked ‘starting a pandemic’
Phonchanok Srisunaklua uploaded video of herself eating soup with bats in it
She described bats as being ‘delicious’ and is seen pic.twitter.com/uDycQOzRPX— MassiVeMaC (@SchengenStory) November 10, 2022
***
Redação Conti Outra, com informações da revista Monet.
Imagens: Reprodução/Redes Sociais.