Diante da crise causada pelo alastramento do coronavírus pelo país, a cidade de Florianópolis (SC) decidiu promover testes em larga escala para frear o avanço do contágio da Covid-19. As informações são da Folha de São Paulo.
A medida segue o bem sucedido plano de ação adotado na Coreia do Sul, país que conseguiu barrar o avanço do coronavírus sem impor duras restrições às atividades comerciais e à circulação de pessoas.
Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), a ação não se baseia apenas nos resultados da Coreia do Sul, mas também na literatura científica sobre o tema.
Ainda de acordo com ele, as compras de cerca de 200 mil testes devem ser finalizadas, possivelmente, na próxima segunda-feira (30), com entrega até o dia 6 de abril. O valor pode superar R$ 15 milhões.
“Não vai ser um teste em toda população. Padronizamos critérios para estabelecer os casos suspeitos. Todos os suspeitos serão testados e, quando confirmados, serão isolados e vamos refazer o roteiro dele na última semana e todos que tiveram contato serão testados também”, explicou Loureiro à Folha de São Paulo.
“Estimamos que, se testarmos 20% da população [de 1 milhão de habitantes das quatro cidades], 5% serão isolados. Conseguimos operacionalizar isso e liberar o restante para suas atividades, com todos os cuidados necessários”, calcula o prefeito.
Na Coreia do Sul, mais de 270 mil pessoas já foram testadas para o coronavírus. Aqueles com resultado positivo ficam em isolamento. O país tem conseguido detectar a maioria dos infectados e, assim, essas pessoas permanecem isoladas, sem disseminar o vírus.
Até o momento, a Coreia do Sul tem registro de 9.137 casos confirmados e 126 falecimentos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de falecimentos é considerado baixo, quando comparado com países como a Itália, com mais de 7.000 falecidos. No Brasil, já se somam 77 falecidos pela covid-19.
***
Redação CONTI outra. Com informações de Folha- Uol
Photo by Mika Baumeister on Unsplash
Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…
Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…